Reunião das Regiões Ultraperiféricas em Bruxelas

empregoRealizou-se, em Bruxelas, no passado dia 8 de março, a sexta Reunião do Comité de Acompanhamento das Regiões Ultraperiféricas (CA RUP).

Esta reunião, presidida pelo Diretor Regional dos Assuntos Europeus e da Cooperação Externa, Bruno Pereira, teve na sua Agenda de trabalhos, entre outros temas, a discussão da agenda previsional de trabalhos da Conferência dos Presidentes das RUP (CP RUP) e suas prioridades para 2016, a configuração da revisão do Protocolo de Cooperação RUP, a definição dos trabalhos no âmbito dos Planos de Vizinhança Regional RUP, a análise ao novo índice regional de progresso social tendo em vista uma tomada de posição conjunta, assim como a proposta de alteração ao Regulamento Geral de Isenção por Categoria, mais concretamente no que se refere aos auxílios de estado nas RUP.

Na sequência de compromissos assumidos com a CP RUP, e na base dos trabalhos da Rede Emprego RUP, realizou-se em Bruxelas, nos passados dias 9 e 10 de março, um Seminário sobre o Emprego nas RUP, organizado pela Comissão Europeia e o Comité Económico e Social Europeu.

O seminário, de natureza técnica, reuniu peritos das RUP e dos departamentos nacionais, bem como representantes da sociedade civil (essencialmente membros dos conselhos económicos e sociais regionais). Teve por fim identificar as melhores práticas em termos de emprego nas RUP e, em especial, as relativas à luta contra o desemprego dos jovens, as novas oportunidades oferecidas pelos empregos verdes e azuis e a questão da mobilidade profissional.

O programa incluiu duas sessões plenárias e três ateliers temáticos de trabalho, a Dr.ª Rita Andrade, Presidente do Instituto de Emprego da Madeira, foi oradora pela Região no tema “A inserção laboral dos jovens – acompanhamento para o emprego”.

Em representação da CP RUP, participou na sessão de abertura Rubina Leal, Secretária Regional da Inclusão e Assuntos Sociais.