Rubina Leal propõe à UE programa que apoie a criação emprego nas RUP

/LC/

Foto: madeira.gov
Foto: madeira.gov

Governante considera que a adoção da medida constituirá sinal inequívoco de preocupação da União Europeia com a coesão social.

A Secretária Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Rubina Leal, interveio quarta-feira, 9 de março, em Bruxelas, na abertura do Seminário ‘Emprego nas Regiões Ultraperiféricas da Europa’, promovido pela Comissão Europeia e pelo Comité Económico e Social Europeu.

Na qualidade de representante da Presidência da Madeira da Conferência de Presidentes das Regiões Ultraperiféricas da Europa (RUP), a governante madeirense incitou a um aprofundamento da estratégia da União Europeia (UE), que retrate em ações e em políticas o direito das RUP a um tratamento diferenciado, conforme prevêem os artigos 349º e 355º do Tratado sobre o Funcionamento da UE.

Nesse sentido, em virtude dos níveis de desemprego que atingem, de forma transversal, as nove RUP, a Secretária Regional com a tutela do Emprego apelou à criação de um Programa Europeu de Apoio à Criação de Emprego nas RUP.

Tal medida constituirá um sinal inequívoco de que Bruxelas, não só está atenta ao fenómeno do desemprego nas RUP, como coloca em primeiro plano a coesão social nesses territórios, cuja natureza arquipelágica acarreta diversas vulnerabilidades e especificidades.

“Estou certa que a Comissão Europeia irá apoiar e promover, em parceria, com as demais Instituições e Órgãos da União uma iniciativa desta natureza”, realçou a governante na sua intervenção na abertura da sessão de trabalho, reforçando que a adoção da medida proposta será “o melhor sinal de apoio e inclusão das nossas populações numa União que se quer de todos”.