Marcelo no Liceu quando Belém era ainda um ideal

marcelo
Foto Rui Marote

Marcelo Rebelo de Sousa é a figura de destaque do momento quer pela posse como Presidente da República quer pelo estilo renovador com que marcou a transição para a chefia do Estado nacional.

Hoje, o FN evoca Marcelo como conferencista, onde também mostra o seu inquestionável talento de comunicador. A imagem documenta uma das duas conferências que o então professor de Direito Administrativo deu na Escola Secundária de Jaime Moniz, na década de 90, sobre Educar para a Cidadania e o Terrorismo. Em ambas as palestras, realizadas à noite, para estudantes adultos do ensino recorrente, teve casa cheia e a todos cativou sempre pela objetividade e clareza de raciocínio e pelo contacto muito acessível e afável que mantinha com professores e alunos. Já vem de muito longe este “ADN” dos afetos que hoje tanto se fala para contrapor ao cinzentismo de Cavaco.

Quando proferiu estas palestras na Escola Secundária de Jaime Moniz, em dois anos consecutivos e de forma gratuita, o lugar de Presidente da República seria talvez um ideal. Mas foi gradualmente conquistando a simpatia de auditórios como este até chegar a Belém.