Diretor regional defende no Liceu novo paradigma Desporto/Turismo

diretor desportoHoje a Madeira tem um “novo paradigma” que estabelece uma clara parceria entre o desporto e o turismo, sendo o primeiro um dos principais catalisadores dos fluxos turísticos para esta Região. A afirmação pertence ao Diretor Regional de Juventude e do Desporto, David Gomes, durante uma palestra realizada, esta manhã, no Liceu, no âmbito da Semana dos Cursos de Educação e Formação e Profissionais.

Durante a palestra intitulada “Desporto e Turismo: desfrutar da Natureza com Valores”, David Gomes salientou que “temos hoje um tipo de turismo ativo”, que não se contenta com um passeio pela ilha e pelo ficar no quarto. Pretende usufruir de uma prática regular e dinâmica de exercício, pelo que, “neste novo paradigma, é fundamental que haja “sinergias entre o turismo e o desporto”.

Clara NoronhaDavid Gomes enumerou os grandes eventos desportivos que estão previstos para este ano e que trarão à Ilha milhares de atletas e acompanhantes que terão um grande impacto também na economia regional. A saber: Marítimo Centenário 2016, com 2500 participantes (500 fora da RAM); Torneio Infantil de Futebol , com 800 atletas; Torneio Lopes da Silva; Miut Madeira Island, Ultra Trail, com 2010 atletas de 38 nacionalidades, entre outros eventos que projetarão este destino no panorama internacional.

Clara Noronha, chefe de divisão responsável pelos projetos turísticos e respetiva divulgação, da Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura, elogiou também o vídeo de promoção do desporto e turismo da Madeira, elaborado pelos alunos do primeiro ano do curso profissional de multimédia da ESJM, e enalteceu “o impressionante património natural da ilha”, dizendo mesmo que “a Madeira é um paraíso para todos os desportos ligados à natureza”. Esta técnica passou uma mensagem aos alunos de encanto da Madeira e do mar de oportunidades que o turismo proporciona aos visitantes e até mesmo aos estudantes que pretendam trabalhar nesta área.

confe resíduos alunosGerir bem os resíduos sólidos

Na parte da manhã, decorreu também uma palestra destinada a sensibilizar os estudantes para uma maior consciência ambiental, denominada “Os Cidadãos e os Resíduos Sólidos”, organizada pelos professores da componente técnica do Curso de Gestão do Ambiente CEF62.

Pedro Silva, técnico de educação ambiental da Câmara Municipal do Funchal, elucidou os estudantes sobre a necessidade de terem uma cultura cívica de defesa do ambiente, através da separação adequada dos resíduos. “Depois de consumirmos algo, devemos olhar para o resíduo e questionar: atiro-o ao caixote do lixo para queimar ou vou valorizá-lo, apostando na respetiva reciclagem? Esta segunda opção é cada vez mais a adequada, se pensarmos que o tempo passa depressa e queremos deixar aos nossos filhos um ambiente mais saudável”.

IMG_4559Por outro lado, Pedro Silva informou os estudantes sobre as várias campanhas em curso de recolha de resíduos. Entre vários exemplos, enumerou a campanha de recolha de radiografias antigas, pelas farmácias, da qual se extrai o metal pesado que é a prata e cujos lucros revertem para a ação humanitária internacional da AMI.

Por fim, mostrou a disponibilidade dos serviços de educação ambiental da CMF para esclarecer e colaborar com todos na defesa de uma civilização mais amiga do ambiente.