Projecto rs4e desperta muito interesse de estudantes universitários

ceim empresas tecnopolo

115 alunos, provenientes de 11 estabelecimentos de ensino superior, inscreveram-se na 8ª edição do rs4e  (projeto Roadshow For Entrepreneurship).Trata-se de um Curso Intensivo em Empreendedorismo e Inovação Empresarial, organizado pela Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura através do Centro de Empresas e Inovação da Madeira (CEIM).

As inscrições, que terminaram na semana passada, contabilizam alunos de 27 áreas distintas, desde a Biologia ao Turismo passando pela Comunicação, Desporto, Design, Economia, Gestão, Engenharias, Línguas e Medicina. Os 70 participantes foram já escolhidos tendo em conta o número de ECTS (créditos) realizados no ensino superior.

De 21 a 23 de Março os alunos seleccionados terão acesso a diversos conteúdos teóricos, onde serão exploradas ferramentas necessárias para a realização de um projecto empresarial inovador. Após a participação nos módulos teóricos, os participantes serão convidados a desenvolver uma ideia-negócio. Esta actividade será executada em pequenos grupos de trabalho multidisciplinares e contará com o auxílio de docentes do ISCTE e técnicos do CEIM.

Ao longo da última década o rs4e, desenvolvido pelo CEIM, já envolveu mais de 17.000 alunos do ensino básico, secundário, profissional e superior, informa a Secretaria Regional da Economia. As dinâmicas realizadas permitem que os estudantes tenham um primeiro contacto com o mundo do empreendedorismo, através do conceito “learning by doing”. As intervenções, adequadas às idades dos alunos, permitem despertar e estimular a predisposição para empreender, alertar para a existência de oportunidades de negócio e sensibilizar para a importância da criação de riqueza. Pretende-se ainda que os alunos adquiram noções do meio empresarial e que tenham contacto com temas importantes e transversais em toda a actuação empresarial tais como a inovação e a qualidade, releva o Governo.

Na sequência dos resultados obtidos, Patrícia Dantas de Caires, presidente do CEIM, realça que “é fundamental dotar os nossos jovens de ferramentas que permitam conhecer as dinâmicas e exigências empresariais. É importante que percebam a importância da inovação para as empresas e que possam no futuro contribuir para o desenvolvimento regional”.

Todas as informações sobre o rs4e estão disponíveis no site do projeto http://www.rs4e.com