Na despedida à imagem peregrina: “Passa a imagem fica a mensagem”

 

fátima2Após três semanas na Madeira, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima regressa ao Santuário da Cova da Iria. Na despedida, assinalada numa cerimónia litúrgica esta tarde na Sé Catedral, o Bispo da Diocese do Funchal referiu: “É a Mãe que nos congrega, nesta Catedral, para celebrarmos as maravilhas e a bondade de Deus, comungando os mesmos sentimentos filiais de louvor e gratidão pelas graças e bênçãos que a Santa Mãe de Deus derramou em toda a nossa Diocese, ao longo das três semanas de peregrinação da sua Imagem entre nós”.

Na sua homilia, o Prelado da Diocese evocou o simbolismo da mãe da Igreja: “Foi Maria a mulher que, ao chegar a plenitude dos tempos, com o “sim” incondicional ao Espírito Santo, acolheu no seu seio a Encarnação do Verbo de Deus, Jesus Cristo, que é a plenitude da revelação do amor infinito do Pai pela Humanidade, fazendo os homens Seus filhos (cf. Gal 4,4-7).

Ao entregar-nos Maria, no cimo do Calvário, Jesus confia a cada homem e a cada mulher o coração de Sua Mãe, cheio de amor e de ternura, sempre próximo e vigilante, para nos relacionarmos com ela como filhos muito amados: “Eis a tua Mãe. E a partir daquela hora o discípulo recebeu-a em sua casa” (Jo 19,27). Com Maria em nossa casa, isto é, na nossa vida, na família, no trabalho, em todas as atividades e na sociedade em geral, é possível viver a aventura evangélica e percorrer os caminhos da Paz e da Esperança.

A mensagem de Fátima é de grande atualidade pela sua riqueza teológica e espiritual. É um apelo evangélico à oração, à conversão, ao amor eucarístico, à adoração da Santíssima Trindade e à devoção ao Imaculado Coração de Maria. Peço, por isso, a Nossa Senhora que nos introduza na intimidade do Seu Coração de Mãe, escola de autêntica Sabedoria, Humildade e Amor; que nos acompanhe pelas estradas da vida e mantenha sempre acesa em nós a chama da Fé e da Esperança, num generoso compromisso de vida cristã autêntica e coerente”.

Já no aeroporto Internacional da Madeira, numa breve cerimónia de despedida da imagem peregrina, D. António Carrilho salientou:”A Mãe é o abraço que nos aproxima e envolve na ternura de Cristo, o rosto da misericórdia do Pai!

De facto, foi extraordinário! A presença da Mãe, ao passar através da sua Imagem, foi congregando pessoas de todas as idades e meios sociais, instituições públicas e privadas, sócio-caritativas e culturais, quer a nível regional, quer a nível mais local. Nos nossos arciprestados, muitos se relacionaram, partilharam generosamente os seus dons e trabalho, uniram-se em torno de um mesmo objetivo, fora da rotina quotidiana, interpelando ao sentido da vida, a novos comportamentos e compromissos, de acordo com a Boa Nova, o Evangelho de Jesus.

“Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5) foi, sem dúvida, a recomendação de Maria mais recordada e dirigida a todos quantos se encontraram, verdadeiramente, com ela. Só assim se poderá realizar o lema escolhido pelo Santuário de Fátima para esta visita às dioceses portuguesas: “O meu Coração Imaculado conduzir-vos-á até Deus”.

Passadas três semanas de Visita da Virgem Peregrina à nossa Diocese, está a chegar a hora da despedida! Passa a Imagem, mas fica a Mensagem, agora mais viva e presente no coração de cada crente, estimulando a uma devoção filial mais coerente com a fé e comprometida na vida cristã e social. Maria leva no seu Imaculado Coração de Mãe os segredos, as lágrimas silenciosas, os sofrimentos, as esperanças e as alegrias de quantos a invocaram e invocam, com profundo amor e ternura filial”.