Novo Sistema de Incentivos à Inovação Empresarial da Região foi apresentado

/LC/

Foto: madeira.gov
Foto: madeira.gov

Foi apresentado na manhã de ontem, em cerimónia realizada no Centro de Estudos de História do Atlântico ,o Sistema de Incentivos à Inovação Empresarial da Região Autónoma da Madeira, Inovar 2020, gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Empresarial (IDE).

Este sistema de incentivo enquadrado no eixo prioritário 1 do programa operacional Madeira 2014-2020, é direccionado para a inovação produtiva das empresas e tem uma dotação financeira de 4,6 milhões de euros, assegurada em 85% pelo FEDER e 15% pelo Orçamento da Região.

O Inovar é o sexto sistema de incentivos disponibilizados desde Abril de 2015 (o “Internacionalizar”, o “Empreender”, o “Valorizar” e o “Funcionamento”, o “PROCiência” e agora o “Inovar”) num total aproximado de investimento 135 milhões de euros.

Presente na iniciativa, Eduardo Jesus, Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura disse que este sistema de incentivo é importante numa altura em que a Inovação é fundamental para as empresas que querem singrar no mercado. “O Governo Regional não quer a oportunidade de trazer mais inovação para a Madeira”, disse.

Recordando alguns dados apresentados pelo mais recente Inquérito Comunitário à Inovação, Eduardo Jesus disse que em Portugal 54,5% das empresas portuguesas realizaram atividades de inovação e que na Região, metade das empresas desenvolvem atividades a esse nível, sendo que, pouco mais de um terço, aposta em inovação de produto. Os dados do referido inquérito revelam também que as inovações de produtos novos resultaram em 2,5% do volume de negócios das empresas da Região.

O Secretário Regional recordou ainda que  embora o Inovar encerre o ciclo de sistemas de apoio ao investimento que está preconizado no Programa Operacional para a Região, “queremos continuar a materializar esforços em prol do tecido empresarial regional”. Como tal, segue-se agora a fase do financiamento com a aplicação dos Instrumentos Financeiros disponíveis.