Presidente do SJ debate igualdade de género na Madeira a 7 de Março

Sofia Branco
Foto João Girão publicada na página do SJ.

O Movimento Democrático das Mulheres (MDM) promove no próximo dia 7 de Março, no ‘1418 Culture Bar’, na Rua dos Aranhas, no Funchal, pelas 18 horas um encontro  sobre “Igualdade de género no séc. XXI- realidade ou mito?”.

A iniciativa, no âmbito do Dia da Mulher que se assinala a 8 de Março, traz à Madeira a Presidente do Sindicato de Jornalistas, Sofia Branco que irá reflectir e aprofundar esta discussão ao encontro de soluções para o presente e para o futuro das Mulheres.

“Em pleno século XXI, persistem as desigualdades de género: Ainda se assiste à “feminização do emprego e às chefias maioritariamente masculinas; A sociedade, ainda hoje, não permite oportunidades laborais iguais a ambos os sexos; Ainda hoje, as mulheres auferem salários significativamente mais baixos para trabalhos similares.

Em média, as mulheres portuguesas recebem pensões 31% mais baixas do que os homens e estão mais expostas à pobreza; as mulheres têm menos promoções e ocupam a maioria dos trabalhos precários e são as primeiras a ser despedidas em momentos de crise.

Percentualmente, e em todo o mundo, o desemprego é maioritariamente feminino”, revela a nota do MDM que convida para o encontro.