JPP avança com diploma para baixar preço do estacionamento do parque do Hospital

ESTACIONAMENTO ASSEMBLEIA 006O grupo parlamentar do Juntos pelo Povo (JPP) deu entrada ontem, na Assembleia Legislativa da Madeira (ALM) de um projeto de resolução que “Recomenda ao Governo Regional a tomada de medidas no sentido de diminuir os custos de estacionamento no parque do Hospital Dr. Nélio Mendonça”.

A iniciativa tem por objetivo recomendar ao Governo que tome medidas, junto do SESARAM, no sentido a rever o contrato com vista a baixar os preços significativamente no que concerne ao parque de estacionamento do Hospital Nélio Mendonça.

Segundo o projecto de resolução a que o Funchal Notícias teve acesso, “a maioria dos madeirenses já foi confrontada com os valores elevados praticados pela Companhia de Parques de Estacionamento S.A. (CPE), empresa que detém a concessão do parque de estacionamento do hospital Dr. Nélio Mendonça. O tarifário ali praticado faz com que uma visita a um familiar enfermo ou a ida a uma consulta de especialidade, se transforme num exercício económico, com valores impróprios para a realidade da maioria das famílias madeirenses”.

O JPP entende “que a situação atual em relação ao estacionamento no Hospital Dr. Nélio Mendonça é intolerável, o Grupo Parlamentar do Juntos pelo Povo, ao abrigo das disposições regimentais em vigor, vem recomendar ao Governo Regional a renegociação em baixa dos valores do tarifário da CPE, por forma a tornar o referido num espaço acessível a todos e evitando ainda, os estacionamentos irregulares nos arredores desta unidade hospitalar”.

Para o JPP “o contrato que o Governo Regional rubricou em 2003 com a CPE, empresa do grupo Teixeira Duarte, tem a duração de cinquenta anos, sendo que nos primeiros vinte não há lugar a pagamento de rendas ao governo. No restante prazo do contrato, que expira em 2053, a CPE vai pagar a quantia de 500 euros por mês. Estarão os madeirenses condenados a pagar os custos elevados do tarifário atual, neste contrato ruinoso para os cofres regionais, sempre que se deslocarem ao Hospital Dr. Nélio Mendonça?

À data do contrato, o valor do tarifário era justificado pela CPE com a recuperação do investimento feito, uma vez que estava perspetivada a construção para breve do hospital em Santa Rita, hospital esse que retiraria tráfego ao estacionamento do Hospital Dr. Nélio Mendonça. O projeto do novo hospital, foi adiado sine die mas o tarifário manteve-se perante a passividade dos nossos governantes”.

Segundo o partido liderado pro Élvio Sousa “o Secretário Regional da Saúde, Dr. Faria Nunes, reconhece o problema, mas refere o contrato assinado como impasse a uma revisão em baixa deste tarifário. Entretanto o trabalho de um governante é governar e mutatis mutandis…

Numa Região em que o acesso aos cuidados de saúde é bem conhecido, com longas listas de espera, falta de recursos humanos e materiais básicos, com equipamentos de diagnóstico avariados, ou seja, um panorama desolador, acrescentar custos de estacionamento com valores desta ordem é martirizar ainda mais o penalizado utente”, revela.