Taekwondistas madeirenses trazem nova medalha nacional para a Região

dscf3559.jpg
Margarida Ferreira com o mestre Mário Rodrigues

A atleta madeirense Margarida Ferreira, do Clube Desportivo Unidos da Camacha, alcançou o terceiro lugar no Campeonato Nacional de Combates de Taekwondo nas categorias Cadetes e Juniores, que reuniu muitos praticantes da modalidade no passado sábado no Pavilhão Municipal Torre da Marinha, no Seixal, na margem sul do Tejo, em Setúbal. Margarida Ferreira, que competiu na categoria Cadetes, foi a este evento desportivo acompanhada por outro atleta madeirense, Jerónimo Sousa, do Club Sport Marítimo, que competiu em Juniores, categoria na qual haveria de se classificar em 5º lugar.

Os madeirenses, alunos do mestre Mário Rodrigues, 4º dan, foram a Lisboa acompanhados por este professor e também pelos treinadores Guida Gouveia e Hélder Silva, todos cintos negros.

Jerónimo Sousa
Jerónimo Sousa

Neste Campeonato Nacional participaram aproximadamente 280 atletas, representando 57 clubes e dez associações, todos a disputar os títulos de Campeão Nacional.

Este ano, os Campeonatos registaram a introdução de novas áreas de combate: três das cinco zonas de competição deixaram de ser o habitual quadrilátero para dar lugar a espaços octogonais que estimulam a competição, aumentando a dinâmica do combate.

O madeirense Jerónimo Sousa em combate
O madeirense Jerónimo Sousa em combate

Em Cadetes, Margarida Ferreira perdeu nas meias finais com a atleta da casa (Setúbal), depois dos dois primeiros ‘rounds’, muito tácticos, onde a diferença se reduziu a um ponto de desvantagem. Margarida passou ao terceiro r’ound’ sempre ao ataque, num combate muito intenso com várias trocas de técnicas, mas a atleta setubalense, mais experiente, foi mais eficaz no contra-ataque e acabou por afastar a madeirense da final, acabando esta por subir ao pódio com o 3º lugar, trazendo assim uma medalha para a Madeira.

img_20160220_204727.jpg

Já Jerónimo de Sousa, um cinto negro com apenas 15 anos, estreando-se no escalão júnior, perdeu apenas no acesso às medalhas com o atleta do Porto. Apesar de ter realizado um bom combate, no qual pressionou sempre o adversário, numa troca de técnicas sofreu um pontapé à cabeça que rendeu três pontos de vantagem ao atleta portuense. Jerónimo continuou a pressionar o seu oponente para recuperar dessa desvantagem, mas o taekwondista nortenho, com 17 anos e mais experiente, conseguiu segurar a vantagem, apurando-se para a meia-final, obrigando o atleta madeirense a contentar-se com o 5º lugar.

De referir que os taekwondistas madeirenses combateram nesta competição com colete e capacetes electrónicos, através dos quais os pontos são automaticamente registados e atribuídos a cada impacto. Esta foi uma desvantagem para os atletas da Madeira, uma vez que na Região a Associação de Taekwondo da Madeira não possui ainda este material para treino.

No final, o treinador principal, mestre Mário Rodrigues, mostrou-se satisfeito com o nível patenteado nesta competição pelos seus alunos e naturalmente feliz pelo facto de os mesmos terem logrado obter não só classificações honrosas, mas por terem conseguido trazer mais uma medalha nacional para a Madeira.

Recorde-se que já anteriormente Jerónimo Sousa obtivera um terceiro lugar em competição nacional similar, no escalão de Cadetes.