Atletas madeirenses de Taekwondo hoje em combates em Lisboa

 

screenshot_2016-02-20-05-51-23.png

Os atletas Jerónimo Sousa, do CS Marítimo, e Margarida Ferreira, do CD Unidos da Camacha, defendem hoje as cores da Madeira nos Campeonatos Nacionais de Taekwondo nas categorias de Juniores e Cadetes, respectivamente.

Jerónimo Sousa e Margarida Ferreira disputarão os melhores lugares possíveis na vertente de Combates (Kyorugi).

screenshot_2016-02-20-05-51-40.png

 

As competições decorrem já a partir das 9 horas da manhã de hoje, no Pavilhão Municipal da Torre da Marinha, no Seixal, na margem sul do Tejo, num evento organizado sob a égide da Federação Portuguesa de Taekwondo e que conta com a organização conjunta da Associação de Taekwondo do Distrito de Setúbal e do Clube Desportivo e Recreativo Águias Unidas.

Atletas de todo o país marcarão presença nesta ocasião, a qual será marcada, sem dúvida, por combates disputados com muita garra e alto nível de exigência.

taekwondo jeronimo sousa

Actualmente com cerca de meia centena de praticantes na Madeira, o Taekwondo é uma arte marcial coreana que ganhou também estatuto de desporto olímpico, e que na Madeira tem expressão através de três escolas, uma no CS Marítimo, outra no CD Unidos da Camacha e outra ainda na UD Santana. Todas filiadas na Associação de Taekwondo da Madeira e na Federação Portuguesa de Taekwondo, e orientadas pelo mestre Mário Rodrigues, 4º Dan.

O Taekwondo tem praticantes na Madeira cujas idades oscilam desde os mais verdes anos a praticantes com cerca de 50 anos de idade. É uma prática ao alcance de todos, caracterizada pela disciplina, pelo autocontrolo e pelo respeito de determinados valores. Permite simultaneamente o aperfeiçoamento da forma física, a busca pela perfeição do movimento, a energia vibrante dos combates e o desenvolvimento de técnicas de autodefesa.

Os pontapés são golpes marcantes desta prática marcial, similar, numa boa medida, ao Karaté japonês, do qual, aliás, sofreu influências, bem como das artes marciais chinesas.

Jerónimo Sousa e Margarida Ferreira são acompanhados nesta sua deslocação a Lisboa por três cintos negros, os instrutores Mário Rodrigues, Guida Gouveia e Hélder Silva, todos cintos negros. Darão o seu melhor para obter os resultados mais significativos possível para a Madeira.