20 de Fevereiro: O testemunho do autor da fotografia que correu mundo

Octávio PassosA fotografia mais emblemática do 20 de fevereiro de 2010 foi captada pelo fotógrafo Octávio Passos.

Seis anos depois, o fotógrafo, agora a residir no continente, recuperou-a e comentou-a.

Eis o testemunho feito esta manhã no seu mural do facebook:

“Passaram seis anos, dos dias mais marcantes a nível pessoal e profissional que vivi… Seis anos!?!? Confesso que olhando as imagens, pensando um pouco sobre o assunto, revivo uma série enorme de sentimentos, emoções deste trágico acontecimento na Ilha da Madeira, a 20 de Fevereiro de 2010.

Esta fotografia (esquerda) que partilho convosco, é uma das imagens mais marcantes que fiz, a que apareço (direita) é precisamente momentos antes de registar a sequência de fotos do homem a atravessar o “mar de agua, lama e pedras” que deu lugar à imagem do 20 de Fevereiro.

Outras curiosidades nestas duas fotos; os dois homens que salvaram o cidadão da forte corrente de água, têm os dois o nome Mário, (chamo-os os Super Mários)… o Mário Pereira conheço-o desde os tempos de escola, e foi curiosamente ele que me tirou a fotografia à direita, a chegar ao final da Rua Dr.º Fernão de Ornelas.

Aproveito também para dizer-vos que se quiserem guardar um documento histórico, o meu testemunho acerca do temporal que marcou todos nós, podem adquirir o livro “20 de Fevereiro” da minha autoria, com textos da Graça Maria Nóbrega Alves e editora Login For Love.

Aos familiares amigos e conhecidos de todos os desaparecidos e falecidos, um abraço reconfortante e solidário.”