Laboratórios on-line para Astronomia Go-Lab I

go-lab

|AF|

Entre os dias 5 e 10 de fevereiro realizou-se, na Escola Básica Dr. Horácio Bento de Gouveia, a formação Laboratórios on-line para Astronomia Go-Lab I. Esta formação, dinamizada pela formadora Rosa Doran do Nuclio – Núcleo interactivo de Astronomia, teve como objectivos:

– A apresentação: do projeto “Global Online Science Labs for Inquiry Learning at School” (Go-Lab); de algumas plataformas de comunidades on-line, assim como os portais Open Discovery Space (ODS) e Inspiring Science Education (ISE); do projeto “Black Holes in my school”, de telescópios robóticos.

– Aprender a usar a Metodologia Inquiry-Based Science Education (IBSE), e construir cenários educacionais no Go-Lab.

– Refletir sobre a metodologia IBSE e as plataformas apresentadas.

– Conhecer e manipular alguns softwares, como o Software planetário Stellarium e o Salsa J.

– Começar a preparar o trabalho de avaliação da acção, que será um cenário de ensino usando a metologia IBSE e um dos laboratórios do Go-Lab.

go-lab-i

Esta formação contou com a presença de 12 formandos, todos docentes de Física e Química, dinâmicos e manifestamente interessados em inovar nas suas aulas com o uso de novas metodologias e tecnologias. É seguro que, mais tarde ou mais cedo, na maior parte das aulas se tenham de usar computadores, tablets, etc, e todas as suas potencialidades.

Paralelamente à formação de professores, a formadora Rosa Doran dinamizou ainda a conferência “Poluição Luminosa”, para alunos do 3º ciclo, na Escola Básica e Secundária da Calheta, na Escola Básica Dr. Horácio Bento de Gouveia e na Escola Básica Bartolomeu Perestrelo.

De salientar que O NUCLIO tem promovido ao longo do tempo variados cursos na área da Astronomia e de áreas relacionadas. Alguns desses cursos são pensados especialmente para professores e são acreditados pelo CCPFC, outros são voltados para o público em geral.

Acerca do Go-Lab, pode ler-se na página do Nuclio:

“O “Go-Lab”  (Global Online Science Labs for Inquiry Learning at School) é um projeto europeu co-financiado pela Comissão Europeia no âmbito do Seventh Framework Programme e une 19 organizações de doze países, entre as quais o NUCLIO – Núcleo Interactivo de Astronomia. Pretende fornecer acesso a laboratórios on-line, de forma a enriquecer a experiência de sala de aula nas escolas, bem como em actividades de aprendizagem fora da sala de aula .

O “Go-Lab” criou uma infra-estrutura (o Portal Go- Lab) para fornecer acesso a um conjunto de laboratórios on-line. Esses laboratórios on-line podem ser utilizado por universidades, escolas, professores, estudantes para estender as actividades de aprendizagem regulares com experiências científicas que podem ser realizadas não só pelos professores como uma demonstração, mas também pelos próprios estudantes, dando-lhes a experiência real do trabalho científico.

Para dar suporte a aspectos pedagógicos e metodológicos dessa abordagem, o “Portal Go-Lab” vai incluir uma rede social para os professores, permitindo-lhes compartilhar e discutir as suas experiências e providenciar apoio mútuo.”

Ana Lúcia Vasconcelos

Fernanda Freitas