Trump e Sanders à frente nas primárias de New Hampshire

donald trump
business insider.com

Dois candidatos que cavalgam uma onda de descontentamento dos norte-americanos  com os políticos habituais – o inenarrável Donald Trump, pelos Republicanos,  e o democrata Bernie Sanders, emergiram como os vencedores das primárias do New Hampshire, sacudindo a corrida presidencial.

Trump, informa a BBC, conseguirá provavelmente mais do dobro dos votos do que o candidato republicano que se segue.

Já o senador Bernie Sanders, que venceu a rival democrata Hillary Clinton por uma margem enorme, disse que a sua vitória mostrava que as pessoas querem mesmo mudanças reais.

O objectivo das primárias é escolher quais os candidatos que representarão os partidos Republicano e Democrata nas eleições presidenciais de Novembro.

Na terça-feira, o governador do Ohio, John Kasich, ficou em segundo lugar nos votos republicanos, com o antigo governador da Florida, Jeb Bush, o senador do Texas, Ted Cruz, e o senador da Florida, Marco Rubio, todos a disputarem o terceiro lugar.

O New Hampshire é o segundo estado a escolher os seus representantes na longa batalha de nomeação que se segue ao Iowa, onde ganhou Ted Cruz pelos Republicanos e Hillary Clinton pelos democratas.

As próximas primárias serão na Carolina do Sul e no Nevada.

Esta é a primeira vez que o polémico bilionário Donald Trump conseguiu traduzir o seu apoio popular expresso através das sondagens, em votos. Trump comprometeu-se a pôr em prática medidas controversas, como deportar milhões de imigrantes ilegais a viver nos EUA, construir um muro separando a fronteira dos EUA do México e impôr um controle apertado sobre todos os muçulmanos que entram no país.