Acções para apresentar ‘Capitania on line’

Mar oceano

Na próxima quarta (dia 27) e quinta-feira (dia 28) realiza-se um conjunto de acções da responsabilidade da Autoridade Marítima Nacional  (AMN) para apresentação da aplicação informática “ Capitania on line” e do “Programa Mar Seguro”.

Na quinta-feira, pelas 10h00, está prevista a presença do secretário de Estado da Defesa Nacional, Marco Perestrelo na sessão de abertura que terá lugar na Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos. Na ocasião estará também o secretário regional de Agricultura e Pescas, Humberto Vasconcelos.

Estas sessões inserem-se nas iniciativas conjuntas levadas a cabo pela AMN, Capitania do porto do Funchal e Direcção Regional de Pescas junto da comunidade piscatória.

A aplicação “capitania on line” desenvolvida pela AMN decorre na política de aproximação entre a Direcção Geral da Autoridade Marítima (DGAM) e o público em geral e permite, entre outros serviços, proceder à inscrição e alteração do rol de matrícula, a pedidos de vistoria, a pagamentos de taxas de farolagem, evitando a deslocação física dos utentes às repartições marítimas, esclarece o Governo.

O Capitania on Line funciona 24 horas por dia, permitindo ajustar o serviço à disponibilidade do utente, e pode ser acedido através da página da Autoridade Maritima Nacional, em http://www.amn.pt.

As acções do Mar Seguro são desenvolvidas pelo Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), órgão regulador do salvamento marítimo, socorro a náufragos e assistência a banhistas e contam com o patrocínio da Associação Pró Maior Segurança dos Homens do Mar (APMSHM) e o apoio da Comissão Permanente de Acompanhamento para a Segurança dos Homens do Mar (CPASHM).

Os eventos visam sensibilizar a comunidade piscatória para uma cultura de segurança no mar, incutindo uma atitude sustentada de precaução, prevenção de acidentes e prudência.

O programa dos eventos é o seguinte:

27JAN –   Clube Naval do Funchal

18H30/20H30 -Capitania on-line

28JAN –    Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos

09H30 – Sessão de Abertura

10H00-11H00- Capitania on-line

11H00/13H00 -Programa Mar Seguro

28JAN –    Centro Cívico do Caniçal

16H00- Programa Mar Seguro

Está programada a deslocação à Madeira do secretário de Estado da Defesa Nacional, Marco Perestrelo, do Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional – Almirante Luís Manuel Forneaux Macieira Fragoso, do Director-Geral da Autoridade Marítima e Comandante-geral da Policia Marítima – Vice-Almirante António Silva Ribeiro