Missa do Parto no Liceu: Vigário Geral apela a uma cultura da proximidade

 

missa principalO Vigário Geral da Diocese do Funchal presidiu à Missa do Parto, esta manhã, na Escola Secundária de Jaime Moniz, perante uma multidão de alunos e professores.

O Cónego Fiel de Sousa aproveitou a presença dos estudantes para alertá-los para o uso equilibrado das novas tecnologias de comunicação, incentivando-os a optarem por “uma cultura de proximidade, de diálogo com o outro e de saber escutar com o coração aqueles que nos rodeiam. As modernas tecnologias são importantes mas não substituem a presença do outro”.

Aludindo à simbologia da solenidade, o Cónego Fiel salientou o ato comemorativo que se vive em todas as paróquias da Madeira com as celebrações em honra de Maria, “a arca da aliança”, o ventre de Nossa Senhora que carregou o salvador do mundo. Por isso, referiu a importância da Mãe e do seu trabalho incansável na educação e apoio da família.

missa1O Presidente do Conselho Executivo, Jorge Moreira de Sousa, colocou também ênfase nos valores e na cultura do diálogo na formação do indivíduo e agradeceu a presença das centenas dos presentes que enchiam por completo o auditório da ESJM.

Também o Secretário Regional da Educação, Jorge Carvalho, marcou presença naquela que foi e continua a ser a sua Escola, reforçando as palavras do Cónego Fiel e apelando a toda a comunidade para a necessidade da construção de uma educação humanista que saiba escutar todos os agentes e formar para a cidadania.

missa 3Após a celebração, com o Coro da ESJM a dar um toque especial, seguiu-se o tradicional convívio com todos os presentes, muito animado pelo grupo de cantares da Ponta do Sol.

missa cantares