Missa do Parto no Liceu: Vigário Geral apela a uma cultura da proximidade

 

missa principalO Vigário Geral da Diocese do Funchal presidiu à Missa do Parto, esta manhã, na Escola Secundária de Jaime Moniz, perante uma multidão de alunos e professores.

O Cónego Fiel de Sousa aproveitou a presença dos estudantes para alertá-los para o uso equilibrado das novas tecnologias de comunicação, incentivando-os a optarem por “uma cultura de proximidade, de diálogo com o outro e de saber escutar com o coração aqueles que nos rodeiam. As modernas tecnologias são importantes mas não substituem a presença do outro”.

Aludindo à simbologia da solenidade, o Cónego Fiel salientou o ato comemorativo que se vive em todas as paróquias da Madeira com as celebrações em honra de Maria, “a arca da aliança”, o ventre de Nossa Senhora que carregou o salvador do mundo. Por isso, referiu a importância da Mãe e do seu trabalho incansável na educação e apoio da família.

missa1O Presidente do Conselho Executivo, Jorge Moreira de Sousa, colocou também ênfase nos valores e na cultura do diálogo na formação do indivíduo e agradeceu a presença das centenas dos presentes que enchiam por completo o auditório da ESJM.

Também o Secretário Regional da Educação, Jorge Carvalho, marcou presença naquela que foi e continua a ser a sua Escola, reforçando as palavras do Cónego Fiel e apelando a toda a comunidade para a necessidade da construção de uma educação humanista que saiba escutar todos os agentes e formar para a cidadania.

missa 3Após a celebração, com o Coro da ESJM a dar um toque especial, seguiu-se o tradicional convívio com todos os presentes, muito animado pelo grupo de cantares da Ponta do Sol.

missa cantares

 

 

 


Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.