Encontro Regional de Associativismo Juvenil e Estudantil de 20 a 22 de novembro

jorge carvalhoOs desafios da sociedade do conhecimento exigem cada vez mais, novas respostas às contingências provocadas pela globalização e pela inovação tecnológica, de modo a que o crescimento das sociedades assuma uma trajetória de desenvolvimento sustentada.

É com base nestas premissas, que o Governo Regional da Madeira, coloca especial ênfase no apoio ao movimento associativo juvenil, dada a grande preponderância que este assume em termos de estímulo ao empreendedorismo jovem, à promoção de projetos de cariz social, cultural, desportivo, artístico e ambiental, entre outros âmbitos de atividades, com impacto local, regional e internacional.

O Encontro Regional AJE – Associativismo Juvenil e Estudantil promovido pela Secretaria Regional de Educação, através da Direção Regional de Juventude e Desporto, constitui um marco na relevância que este setor assume, na concretização das políticas públicas de juventude.

O Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, participará na sessão de abertura agendada para sexta-feira (20 de novembro), às 18h30, no Hotel Meliã Madeira Mare.

Este evento tem lugar no próximo fim-de-semana, de 20 a 22 de novembro, no Hotel Meliã e pretende congregar cerca de 60 dirigentes associativos, em torno do debate de novas metodologias de ação, participação e inovação social. Para o efeito, os trabalhos serão dinamizados por dois formadores com um percurso internacional, que partilharão novas abordagens de conceptualização de projetos e formalização de candidaturas a fundos europeus, aprofundamento de noções e boas práticas de novos modelos de financiamento social do tipo orçamento participativo e crowdfunding, bem como estratégias de “design thinking”, gestão social e corporativa.

Este encontro regional, conta com a presença da Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), que no primeiro dia se juntará à sessão de abertura, presidida pelo Secretário Regional de Educação e fará uma retrospetiva da evolução do associativismo em Portugal e dos principais desafios que estas coletividades enfrentam na sua prática quotidiana.

A vinda da FNAJ à Madeira, servirá também para reforçar o estreitamento do trabalho conjunto que tem vindo a ser desenvolvido ao longo dos últimos anos com a Direção Regional de Juventude e Desporto, na disponibilização de um conjunto de serviços às associações juvenis, mediante a celebração de um protocolo de colaboração.

A adesão a este evento manifestou-se muito positiva, prevendo-se a participação de cerca de trinta organizações de juventude da Madeira, de entre as quais se referencia a título de exemplo, associações de estudantes do ensino secundário e superior, associações musicais, ambientais, associações de cariz cultural, recreativo e de âmbito social.

Com este tipo de iniciativas, o Governo Regional pretende capacitar as associações com mecanismos e competências de atuação, de modo a potenciar uma ação ainda mais inovadora e autossustentada, maximizando o papel que estas desempenham junto dos jovens e das suas comunidades locais.