Black Friday é o dia de promoções mais aguardado da época natalícia

(*Com LC)

Foto: www.hiper.fm
Foto: http://www.hiper.fm

Black Friday, 27 de novembro, é o dia de promoções mais aguardado da época natalícia. O Black Friday (sexta-feira negra) já foi associado com a crise financeira que atingiu os Estados Unidos em 1869, mas agora é sinónimo de muitas compras com grandes descontos. A tradição nasceu nos Estados Unidos, mas está cada vez mais presente em vários países, incluindo Portugal.

Marcas como Fnac, Media Markt, Rádio Popular, Worten, El Corte Inglés e Toys R Us têm por tradição anunciar promoções específicas para esta época. A cadeia francesa de distribuição de produtos culturais e eletrónicos já colocou na sua página na internet um relógio em contagem decrescente para 27 de novembro.

Na Era digital, também o Black Friday se converteu às compras ‘online’; muitos sites, como por exemplo,  Amazon e Ebay, terão também grandes descontos no dia 27 de novembro.

As imagens de lojas americanas em que os consumidores fazem fila à espera da abertura das portas e se acotovelam à entrada são reais. Este hábito iniciou-se na década de 1950, quando a polícia de Filadélfia usou novamente a expressão Black Friday para descrever o enorme número de consumidores dos subúrbios que se deslocaram à cidade, depois do dia de Acção de Graças, atraídos pelo comércio e as decorações, em frente ao estádio onde se realizaria um jogo de futebol americano entre as equipas do exército e da marinha. Gerou-se uma grande multidão e caos, o que obrigou aos polícias de trânsito a fazerem turnos de 12 horas.

Foto: Daily Mail
Foto: Daily Mail

Pouco tempo depois, instituiu-se que Black Friday seria o nome dado à última sexta-feira de novembro, que se tornou num dos dias mais movimentados do ano para o retalho e que assinala o início do período de compras de Natal.

No Reino Unido, esta é também uma tradição bastante implantada, prevendo os analistas que os consumidores possam vir a gastar até mil milhões de libras (1,4 mil milhões de euros) em tecnologia, jogos, roupa e outros bens, tudo isto em 24 horas.

Relevante também para os britânicos e canadenses é o chamado Boxing Day, que ocorre no dia seguinte ao Natal, data em que muitas lojas entram em liquidação.