Bombeiros Voluntários: de Santa Luzia para o Campo da Barca

MEMÓRIAS BOMBEIRO VOLUNTÁRIOS
Foto Rui Marote.

Há profissionais que são tão imprescindíveis como a própria sociedade o é. Chamem-lhes o que quiserem, mas os bombeiros são inquestionavelmente a melhor das retaguardas de segurança de uma comunidade segura. Hoje, nas memórias, o FN evoca os Bombeiros Voluntários Madeirenses.

O quartel dos BVM estava situado na margem esquerda da Ribeira de Santa Luzia, na Avenida do Mar, onde hoje se situa a Praça da Autonomia.

A imagem é datada da década de 70, num momento em que o então comandante dos BVM, Vaz Camacho, fala aos membros da Direçao, podendo ver-se também (o 1º da esquerda) o segundo comandante, José Rodrigues, que substituiu depois o comandante Vaz Camacho quando este passou à reserva, o Sr.Ernesto, o segundo da esquerda, bombeiro de primeira classe que trabalhava nas oficinas do Eco do Funchal, ao lado de Virgílio Pereira,  Emídio Loja, presidente da assembleia geral, e o Sr.`Órfão, vogal do conselho fiscal.

O camião auto-tanque, hoje museu, serve de cenário a esta cerimonia. Naquela altura, era frequente as viaturas virem para o exterior pois o quartel não tinha espaço para albergar  o parque automóvel desta Corporaçao ou fazer qualquer cerimónia.

Anos mais tarde, os BVM abandonaram o seu quartel que não tinha condições e construíram no Campo da Barca uma sede moderna, onde ainda hoje se encontram a prestar o serviço à população madeirense.