Aprenda a criar um MBNet para fazer compras online em segurança

(*Com LC)

MBNet cartão

Já foram vários os relatos de ataques informáticos de larga escala, de roubo de dados de utilizadores e de acesso às suas informações bancárias, assim como do uso abusivo do cartão de crédito por determinados sites de vendas. A Internet apresenta-se como um mercado global muito atrativo, mas é necessário ser prudente ao fazer compras com o cartão de crédito, sendo o MBNet uma alternativa segura a ter em conta.

Existem várias formas de fazer pagamentos online. Mas a mais comum de todas é o pagamento através de um cartão de crédito. Até o uso do PayPal implica a associação de um cartão de crédito.

É aqui que surge o MBNet, um cartão de crédito virtual que tem a vantagem de poder ser usado apenas uma vez e apenas para o valor que o utilizador definir. Além de a sua utilização ser mais segura em ambiente online, também soluciona o problema de quem não tem um cartão de crédito, mas gostava de fazer compras no eBay, Amazon ou outro site de compras seguro.

Não quer ter o seu cartão de crédito sempre associado, por exemplo, à sua conta Google ou Apple? Então opte por esta alternativa “com prazo”, na qual os seus utilizadores também podem definir durante quanto tempo o cartão vai estar ativo.

Para aqueles que ainda não conhecem bem este método de pagamento online, enumeramos agora os passos que os utilizadores devem seguir para poderem usar o MBNet como forma de pagamento na Internet. Para utilizar o serviço MBNet a pessoa tem que ter uma conta bancária e um cartão de acesso a essa conta.

1) Como aderir ao MBNet

Dirija-se a uma caixa de multibanco, introduza o cartão e o respetivo código. Selecione a opção Serviço MBNet.

Introduza o código de segurança que pretende dar ao serviço MB Net e que deve ter seis caracteres. Confirme o código de segurança escolhido. Escolha como vai querer receber os dados do cartão – só no computador ou dividido entre computador e telemóvel via SMS.

Selecione o montante máximo de compras diárias que podem ser feitas pelo serviço. Confirme os dados. Aguarde pela saída do talão.

O talão contém o nome de utilizador único que a pessoa deve usar quando quiser criar um cartão MBNet. Guarde-o.

Sempre que desejar pode voltar ao multibanco para alterar o montante diário de compras, para alterar o código de acesso ou para fazer um reset à conta de utilizador, criando um novo perfil de acesso. Mas agora também pode fazer estas alterações no próprio site do MBNet.

2) Como criar um MBNet

Agora que já tem as credenciais de acesso, vai precisar de um computador/dispositivo móvel e acesso à Internet.

Em www.mbnet.pt introduza os dados de acesso criados anteriormente. Há a possibilidade de o sistema pedir-lhe para trocar de palavra-passe, criando uma mais robusta que use caracteres além de números e outra palavra de segurança para aceder à sua conta.

Escolha entre criar um cartão tradicional – de uma única utilização com validade de 30 dias – ou um cartão multi-utilização – com validade máxima de um ano e que pode ser usado mais do que uma vez enquanto tiver saldo. Defina o valor do cartão, que pode ser inferior ao definido no multibanco, mas tem que ser sempre igual ou superior a cinco euros.

No caso do cartão multi-utilização pode também definir o número de meses no qual deve ficar ativo.

Tome nota dos dados fornecidos ou faça um print screen de consulta temporária. Também pode optar pela impressão do cartão.

Ainda dentro da página do MBNet o utilizador pode fazer uma consulta dos cartões já usados, dos cartões que tem ativos e pode também anular um cartão que tenha sido feito, está ativo, mas não tem sido utilizado.

Depois disto tem um cartão de crédito virtual criado e está pronto para ir às compras, com peso e medida.

Aquisições online
Comprar com o MBNet é tão simples como os dois passos atrás explicados. Basta o utilizador ir ao site/serviço que pretende, seguir todos os passos e quando lhe pedirem os dados de pagamento, introduza as informações que constam no cartão criado.

Também pode usar o MBNet como cartão associado ao PayPal. Neste caso, se for temporário, apenas terá que atualizar a informação do cartão conforme as compras que faz. O mesmo serve por exemplo para a compra de aplicações no Google Play.

Medidas de proteção adicionais
O MBNet é um serviço seguro e fiável, mas não dispensa outras medidas de proteção. O utilizador deve garantir que tem o sistema operativo do computador sempre atualizado, deve garantir que o browser está atualizado e que tem um anti-vírus e uma firewall também com as atualizações em dia.

Nunca partilhe os dados na Internet e tente sempre aceder ao site através do motor de pesquisa.

No YouTube existem também alguns vídeos a explicar passo a passo de como criar um cartão MBNet. O que se segue é um exemplo e ilustra os passos acima mencionados.