Apicultores vão celebrar padroeiro

apicultoresNuma iniciativa de um grupo de apicultores madeirenses vai ser celebrada a festa de Santo Ambrósio, o padroeiro dos apicultores. Será no domingo 6 de dezembro na igreja da Ponta do Pargo com início  às 11 horas.
D. Teodoro de Faria, Bispo Emérito do Funchal,  presidirá à Eucaristia,sendo de referir que a missa será também em sufrágio do Pe. Célio Sumares, falecido este ano e que foi um dos três iniciadores desta festa, há 27 anos, juntamente com o Prof. António Catanho e Pe. Isidro Freitas.
A missa tem também com o propósito agradecer a Santo Ambrósio a sua proteção às colmeia e pedir-lhe a sua intercessão para que as defenda das doenças a que por vezes estão sujeitas.
No final da celebração terá um almoço convívio no restaurante «O Farol», na Ponta do Pargo.

O dia litúrgico de Santo Ambrósio é a 7 de dezembro, mas por, este ano, ser numa segunda-feira a celebração na Madeira terá lugar no dia anterior.

Nascido numa cidade que atualmente é Milão, Ambrósio foi um dos mais influentes membros do clero no século IV e depois de ter sido batizado foi ordenado sacerdote e logo de seguida Bispo de Milão, no ano de 374.