Já fumega São Martinho com bacalhau e vinho

são martinhoO largo da igreja de São Martinho e o arruamento que a ela dá acesso começam a receber os primeiros visitantes para a o arraial de logo à noite. O FN esteve no local, ao início da tarde, e constatou que a preparação da festa segue a todo o vapor nas imediações do templo, com os churrascos já a fumegar para o tradicional bacalhau assado na brasa, frango e bolo do caco.

são martinho

O ambiente cheira a arraial e os primeiros clientes arriscam nas provas do vinho novo. Mas a poncha, as castanhas e a carne vinho e alhos apresentam-se também na ementa das muitas barracas a funcionar desde o último fim de semana no centro desta localidade, que amanhã comemora o seu santo padroeiro. Como vem sendo tradição, a noite da véspera é a mais forte dos vários dias de cartaz e o arraial de São Martinho recupera o fulgor do passado.

são Martinho

No largo da igreja, engalanada para o efeito, as tradicionais casas de chá e o bazar da paróquia aprumam-se para uma noite de animação e de também de receitas, verbas que ajudarão a igreja a cumprir muitas das suas ações solidárias junto da população.

A animação musical estará esta noite a cargo dos “Galáxia”.

são martinho

E porque não há arraial sem devoção, a igreja de São Martinho encontra-se de portas abertas. Fiéis e turistas aproveitam a calma do início da tarde para visitar o templo e preparar a festividade religiosa.

Amanhã, dia de solenidade, haverá festa e procissão, a partir das 20h00.

Os feirantes, esses, mostram-se mais distantes das coisas da fé. O negócio promete para logo à noite, véspera do dia de São Martinho, por isso há que ter tudo a postos. O ambiente é de otimismo. Todos esperam um bom nível de vendas. A afluência dos últimos dias, principalmente no passado domingo, faz antever casa cheia.

são martinho

A oferta é variada. O tradicional bacalhau assado na brasa temperado com alho, ervas e azeite vai rivalizar com a espetada, o frango e a carne vinho e alhos. As batatas, o bolo do caco e as castanhas assadas completam a ementa bem regada com vinho, poncha e cerveja.

O melhor tempero, afiançam os comerciantes, é a boa disposição e um sorriso.