Esgrima realiza segunda prova do circuito regional

 

esgrima

A segunda prova do circuito da Esgrima regional terá lugar no próximo dia 7 de Novembro, na Sala de Armas do Funchal, sendo a primeira competição de Iniciados e Cadetes da época.

Pelas 10h00, as pistas ganham vida com os combates dos atiradores Juvenis e pelas 13:30 haverá lugar para os combates dos Juniores e dos Seniores.

Esta prova antecipa a primeira saída do circuito ao Norte da ilha, em S. Vicente,  a 21 de Novembro, com o circuito Infantil.

Recorde-se que o Torneio de Abertura da Esgrima para a época 2015/2016 realizou-se no passado dia 24 de Outubro, numa prova que envolveu 23 Benjamins/Infantis, e 24 Juniores/Seniores, dos 5 clubes madeirenses que desenvolvem esta modalidade na Madeira: o CD1º Maio, o CDR Santanense, o CDU Camacha, a ACD SVicente e o ARCA d’Ajuda, este último o mais recente projecto desportivo da Esgrima regional, tendo participado pela primeira vez na prova do Torneio de Abertura.

De sublinhar que no primeira prova nacional Juvenil I, na categoria de Florete Feminino Cadetes, a atleta do CDR Santanense, Maria Spínola, obteve a medalha de bronze, marcando de forma positiva o início de época da Esgrima madeirense.

A esgrima na Madeira

A Esgrima é um dos desportos que tem vindo a renascer na Região nos últimos anos, fruto do trabalho de divulgação da Associação de Esgrima da Região Autónoma da Madeira (AERAM), quer nas escolas quer através de muitas outras iniciativas pela ilha.

Para esta temporada, para além de continuar a atrair mais jovens praticantes, a Associação espera que a Região reforce a capacidade de gerar esgrimistas campeões, como tem vindo a acontecer no ranking nacional de vários escalões.

O calendário desta época, como já tem vindo a acontecer, vai contemplar provas noutros locais da Região, onde o interesse pela Esgrima tem vindo a aumentar, bem como a sua prática, como são os casos de S. Vicente, Santana e Camacha.

Recorde-se que na Madeira, onde se pratica hoje em dia exclusivamente o florete, a tradição da Esgrima está plenamente enraizada. De clubes como o Clube Futebol União e Clube Desportivo e Recreativo Santanense saíram grandes campeões e atletas internacionais, tais como Marco Gonçalves (campeão Europeu por equipas), Lídia Sousa, Magda Drumond. Actualmente, o atleta do A.C.D. São Vicente, Álvaro Noite é a referência regional e nacional e esperança olímpica.

Para os interessados em praticar este desporto, a AERAM disponibiliza informação no seu site (http://www.aeram.pt) e também na sua página de facebook (https://www.facebook.com/associacao.esgrimadaram). Para além disso, ao longo da semana é possível experimentar esta actividade na Sala de Armas do Funchal, a partir das 18:30.