Eslovénia deixa entrar cinco mil refugiados que estavam em condições difíceis na fronteira

eslovenia

A Eslovénia permitiu a entrada no país à maior parte das cinco mil pessoas que se encontravam bloqueadas em condições miseráveis de chuva e lama na fronteira entre este país e a Croácia na segunda-feira, noticiou hoje a BBC.

Previamente, referira que não admitiria mais de 2500 migrantes por dia.

A Croácia também abriu a sua fronteira com a Sérvia, país onde mais milhares de migrantes estão baseados, tentando atingir os países do norte da Europa.

Agências de ajuda humanitária têm alertado para as condições complicadas em que se encontram milhares de pessoas, à medida que ‘engarrafamentos’ de refugiados se começam a verificar nos países dos Balcãs.

Centenas de milhares de refugiados oriundos de países como a Síria, o Afeganistão e países africanos têm-se dirigido da Turquia para os Balcãs nos últimos meses. Objectivo: A Alemanha, a Suécia e outros países do norte europeu.

À medida que os refugiados afluem aos países europeus, também aumenta um sentimento xenófobo junto de vários sectores da sociedade dos mais diversos países, embora também hajam exemplos de humanismo e tolerância.