Chuvas de outono põem cidade a mexer

praça autonomia funchalRui Marote (Texto e Fotos) 

As primeiras chuvas de outono trazem com elas uma movimentação diferente na baixa do Funchal. A Natureza muda rotinas e empresta novas ares e cores à paisagem.

O FN aproveitou a oportunidade e registou o quanto a mudança de estação condiciona a atuação humana. A cidade, impelida por esta nova mas cíclica dinâmica, apressa-se igualmente nos preparativos para lidar com um clima mais agreste.

palmeira funchal

Veja-se o exemplo. Com a manhã ainda a espreguiçar-se, escondida na timidez das nuvens cinzentas, é tempo de proceder à poda das palmeiras da Avenida de São Carneiro. Um corte radical que nos deixa surpresos e a pensar se não seria antes prioritário desbastar outras árvores, tais como os plátanos do Almirante Reis, estes sim perigosos em tempo de chuva e vento, pela já conhecida quedas de galhos.

Apesar da má cara atmosférica, quem não amocha no ritmo do trabalho é a infantaria do Grupo AFA, de Avelino Farinha. Na zona da Sá Carneiro, as obras decorrem a todo o vapor trazendo à memória o adágio de caserna, de que “Chuva civil não molha militar”.

marina funchal

Nestas andanças diárias pela nossa cidade, faça chuva ou sol, o FN descobriu também que há previsão de águas mais calmas na antiga Marina do Funchal. Consta que a entrada será encurtada através da colocação de caixotes de betão, no pontão da Ribeira de São João, junto ao pequeno farolim. Trata-se de uma forma de minimizar a ondulação no interior da Marina, assegurando mais estabilidade e segurança às embarcações ali presentes.

baía funchal barcos

E porque o Funchal vive de e para o mar, a cidade não pode virar costas aos grandes navios de cruzeiro que diariamente fazem aqui escala. A forte ondulação fez o gigante “Anthem of the Seas” aportar com um atraso de 90 minutos.

Novidade por este dias foi a presença, no porto do Funchal, de um navio de guerra canadiano. A particularidade de se assemelhar a um catamarã gigante contribuiu para a nota de destaque que aqui deixamos.