Eleições ao rubro no Liceu para escolher a Comissão de Finalistas

lista a principal
O fulgor da lista B.

É uma disputa eleitoral que se joga entre os apoiantes do Prada e do Pires. A corrida eleitoral arrancou hoje e está ao rubro. A meta é ganhar as eleições desta quarta feira para a Comissão de Finalistas da Escola Secundária Jaime Moniz.

pires b
Rui Pires é o rosto da lista B.

O silêncio e contenção dos estudantes estão momentaneamente de férias. Tudo por conta da corrida eleitoral. Mal se chega à Escola Secundária Jaime Moniz, as tarjas anunciam que há eleições na Escola. Os estudantes trabalharam domingo e segunda de madrugada para colocarem cá fora a propaganda. Às 8 horas já estavam nas aulas. Os de vermelho representam a lista A, liderada por José Prada. Os de branco apoiam a B, que tem como líder Rui Pires. É toda uma atmosfera juvenil de disputa que se respira na Escola e que mostra que os estudantes estão bem despertos para a luta.

parda líder
José Prada, ao centro, é o líder da lista A.

Mal toca a campainha para o intervalo, os jovens correm para o pátio, agarram as bandeiras e cartazes e toca a mostrar a sua pujança: Quem é da “A” não está para dar cavaco aos Pires e faz questão de dizer que não compra Prada mas Guess. Do lado de lá, os adeptos do Pires fazem saber que a B é que faz a diferença. O combate é duro, as mensagens dos cartazes chegam a ser fortes mas, no fim de contas, são todos bons rapazes e prevalece o companheirismo.

Frente a frente, no intervalo das aulas, o ruído é intenso, são mais cantorias e palavras de ordem do que discursos programáticos que não se ouvem. Não há tempo para urdir prosas, daí que se arremessam frases curtas e sonantes.

a muito boa
Lista A mobilizada.

Na Páscoa, a lista que vencer o escrutínio organiza a viagem de finalistas. A lista A sugere a viagem a Espanha, até Punta Umbria. A B recomenda Marina D’Or.  Um momento marcante na vida dos estudantes não só pelo facto de estarem a terminar os estudos no ensino secundário como também porque se preparam para uma viagem de sonho de finalistas, nunca inferior a 300 euros.

lista a
O Liceu “veste-se” das cores eleitorais das listas A e B.

Os estudantes desdobram-se entre a campanha e as aulas. Ficam roucos e exaustos mas gostam da festa. As mensagens vão passando: o objetivo é fazer com que determinada lista vença. Nesta quarta feira, pela tarde, tudo será decidido com os resultados das eleições.

tomás Esta é uma prática corrente nas escolas secundárias no 12.º ano de escolaridade. São cerca de três dias de combate eleitoral mas depois tudo regressa à discrição da dinâmica escolar. Depois, é angariar receitas para a viagem de sonho.

maurílio