PS-M não apoia Edgar Silva à Presidência da República

ps

A Comissão Política do PS-Madeira reuniu-se ontem à noite para analisar a situação política, nomeadamente os resultados das eleições para a Assembleia da República. Por entre muita conversa genérica nas declarações aos jornalistas, uma coisa ficou, porém, bem destacada: o PS-M não vai apoiar a candidatura de um madeirense, Edgar Silva, do PCP, à presidência da República.

De acordo com o vice-presidente do PS-M, Thomas Dellinger, a Comissão Política reconheceu o “empenhamento muito grande” da actual direcção, e bem assim do secretariado e da direcção de campanha, bem como dos próprios candidatos, neste acto eleitoral em que foram eleitos dois candidatos socialistas da Madeira.

Dellinger disse que o PS-M neste momento “está de parabéns”, e irá defender no Parlamento nacional políticas que são importantes para a RAM.

“Estamos a olhar o futuro no aspecto de consolidarmos o nosso eleitorado e mostrarmos que neste momento merecemos a sua confiança, e que continuaremos a merecê-la.

Em relação às “discussões” que decorrem actualmente a nível nacional, Dellinger referiu que “não estamos neste momento a tomar decisões”, mas antes a ouvir “várias opiniões”.

O PS-M colocará sempre os interesses da Região acima de qualquer outro que se possa levantar a nível nacional, prometeu o porta-voz da reunião.

Dellinger admitiu que numa reunião anterior, do secretariado, esteve em debate se o líder do PS-M assumirá efectivamente o lugar de deputado na Assembleia da República, e disse que foi assumido que, “pelo menos numa fase inicial”, assumirá essa posição. Será posteriormente decidido durante quanto tempo, “e em que assunto especificamente”, ele irá representar o PS-Madeira.

A nível nacional, disse Thomas Dellinger, há ainda uma grande indefinição: “Há discussões à esquerda, discussões à direita, as coisas estão ainda a ser discutidas… Consequentemente, aqui também não podemos tomar uma decisão sobre uma coisa que ainda não aconteceu”.

Instado a comentar a candidatura de Edgar Silva, do PCP, à presidência da República, Dellinger disse apenas que o PS-M “apoiará um dos dois candidatos que se perfilam actualmente na área do Partido Socialista”.