Britadeira toma conta da Ribeira do Faial com as chuvadas à porta

faial 1
Fotos Luís Rocha

Com Luís Rocha / Há anos que a Ribeira do Faial, no concelho de Santana, tem estado à mercê de privados que procuram dela extrair tudo e mais alguma coisa em demanda do lucro. A foz tem sido a parte mais apetecível deste caudal, onde vários atentados ambientais têm sido denunciados na comunicação social, nos últimos anos, nomeadamente devido à extração ilegal de inertes e de rocha basáltica.

O FN passou esta semana pela Ribeira, localizada na bonita freguesia do Faial, e deparou-se com um verdadeiro estaleiro de grande dimensão, debaixo da antiga ponte. Ali funciona uma britadeira, que ocupa uma vasta área, sendo visíveis as máquinas a extrair pedra e outros inertes.

faial 3Com o inverno à porta, não é um cenário que se recomende para a turística Santana. Depois, em véspera das grandes chuvas, talvez fosse bom olhar mais e melhor pelas explorações na ribeira, através de uma fiscalização ativa e contínua. O FN desconhece se a infraestrutura que as imagens documentam são ou não legais. Os contactos para a Câmara Municipal de Santana revelaram-se infrutíferos. Mas funcionam como um alerta para o que se está a passar na zona.

faial 5