Terreno abandonado frente à Escola Gonçalves Zarco convertido em “sala de chuto”

terreno 1
Fotos DR

Frente à Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, uma vasta propriedade atulhada de lixo e supostamente abandonada serve de “sala de chuto” e de acolhimento de alcoólicos. Ali mesmo, nas proximidades de uma Escola pública de grande dimensão, com centenas de adolescentes. Os pais queixam-se, a Câmara Municipal do Funchal já foi informada, mas o perigo de incêndio e de desvio de jovens estudantes para comportamentos de risco continua bem presente.

O imóvel fica localizado na Rua Dr. Pita, n.º 45 A e B e, além das ruínas do edifício, está envolto em mata densa. O melindre reside no facto de, para além do mau aspeto paisagístico, ser um espaço de fácil acesso por parte dos jovens da Escola vizinha e de outros indivíduos que ali, de forma oculta, assumem práticas sociais incorretas. Mas não só. Além de ser um perigo para os jovens, é uma ameaça permanente de risco de incêndio, já que as beatas do cigarro na mata densa e seca poderão originar um fogo de dimensões incalculáveis.

terreno3O alerta foi feito ao FN por um dos representantes do Clube de Pais da Escola Gonçalves Zarco que fez também chegar a carta endereçada às entidades competentes, nomeadamente à Câmara Municipal do Funchal, para notificar o/s proprietário/s ou, em caso de isso se tornar impossível, proceder à posse administrativa para executar a limpeza do terreno e vedá-lo.

terreno 5-carta
As autoridades competentes já foram alertadas mas o problema persiste.