Madeira acolheu torneio internacional de Karaté com 96 atletas

Karaté1
Fotos Associação Karaté.

A Associação de Karate da Região Autónoma da Madeira, organizou no passado dia 02 de Outubro o MIKT – Madeira International Karate Tournament que se realizou no pavilhão do Caniço.

Este evento contou com a presença de cerca de 96 atletas oriundos de Espanha, Luxemburgo, Açores e Portugal Continental, incluindo a Seleção Nacional de Karate.

A Seleção Regional de Karate foi orientada pelo selecionador regional da Federação Nacional de Karate responsável pela região Madeira Prof Miguel Vieira, juntamente com a Treinadora dos atletas de PEP/AKRAM, Prof Liliana Félix.

Os atletas da seleção regional de karate foram os seguintes: Vertente de Kata – João Correia (Clube Escola de Santa Cruz); Álvaro Alves (Associação Desportiva de Machico); Mariana Neto (Clube Desportivo São Roque); João Casimiro (ASKKSA); Henrique Ferreira (Clube Karate Caniço); André Pestana (ASKKSA); Margarida Gouveia (Clube Desportivo São Roque).

Na vertente de Kumite – Ricardo Viveiro (Clube Karate Caniço) Daniel Ferreira (Clube Karate Caniço); João Silva (Associação Desportiva de Machico); Francisco Barros (Clube Naval do Funchal); Maria Carvalho (Clube Escola Santa Cruz); Laura Cabral (Clube Sport Marítimo); Ana Rodrigues (Clube Karate Caniço); Mariana Rodrigues (Clube Karate Caniço); David Moreira (Clube Karate Caniço); Mateus Abreu (Clube Karate Caniço); Francisco Câmara (Clube Karate Caniço).

karaté3Na Seleção Regional de Karate, destacaram-se os atletas João Casimiro (ASKKSA) e Ana Rodrigues (Clube Karate Caniço), nas vertentes de Kata e Kumite, respetivamente. Ambos os atletas obtiveram o 3º Lugar do pódio, resultados satisfatórios dada à competitividade da prova e ao nível dos seus adversários.

A organização do evento distinguiu o melhor atleta madeirense nas vertentes de Kata e Kumite. Na vertente de kata o critério de atribuição foi o atleta mais bem classificado, João Casimiro (ASKKSA).

Na vertente de Kumite, foi tido em conta a opinião do selecionador regional da Federação Nacional de Karate responsável pela região Madeira Prof Miguel Vieira, que apesar de o atleta distinguido não ter atingido nenhum lugar de pódio atribuiu “de longe o melhor atleta, com melhor prestação”, Ricardo Viveiros (Clube Karate Caniço).

Este atleta foi também distinguido com o prémio Fair-play de Kumite, sendo que os critérios de atribuição o menor número de faltas cometidas e o maior número de pontos marcados, em toda a prova.

Neste evento marcaram presença dois árbitros com categoria mundial da World Karate Federation e quatro com categoria europeu da European Karate Federation, bem como um árbitro espanhol da Federação das Astúrias, um árbitro da Federação Luxemburguesa de Karate e três de Portugal continental.

A AKRAM, através do seu Departamento de Arbitragem convocou todos os Árbitros, Juízes e Oficiais de Mesa regionais. Dos árbitros convocados apenas compareceram Carla Correia, Bruno Menezes e José Velosa. Juízes Manuel Mendonça, Rafael Jardim, Petra Silva e João Sobrinho. Oficiais de Mesa Ricardo Quintal, Ana Cardoso, António Viveiros, César Gouveia, Joel Nóbrega, Sara Ribeiro, Marco Cárpio, Rúben Moniz, Teresa Nóbrega e Miguel Rosado.

A AKRAM distinguiu o melhor árbitro e juiz madeirense neste torneio, tendo para o efeito solicitado aos árbitros mundiais e europeus a sua avaliação. Os prémios foram atribuídos ao árbitro Carla Correia e ao juiz Rafael Jardim.

No mesmo dia, mas na parte da tarde, realizou-se uma Ação de Formação teórico/prática ministrada pelo Selecionador Nacional Joaquim Gonçalves, onde estiveram presentes cerca de trinta formandos, entre atletas e treinadores.

karaté4Este evento contribuiu para a evolução técnica dos nossos os atletas e treinadores, que seguiram atentamente as orientações do Selecionador Nacional.

Estiveram presentes várias entidades, nomeadamente os Representantes da Secretaria Regional de Educação, Direção Regional de Educação, Direção Regional de Juventude e Desporto, Câmara Municipal de Santa Cruz, Presidente da Federação Nacional de Karate e Junta de Freguesia do Caniço, o que se faz crer que a instituição AKRAM é vista como uma entidade credível e trabalhadora em prol da modalidade de karate na Região Autónoma da Madeira.

Contribuíram para a realização do MIKT cerca de quarenta e cinco voluntários, para o STAFF do evento, provenientes do Clube Karate Caniço, ASKKSA, Clube Desportivo São Roque, Clube Escola Santa Cruz e Associação Desportiva de Machico. A AKRAM agradece a todos os apoios e patrocínios.