UMa traz jurista e sociólogo para abordar a 23 de Outubro ‘O Sistema Político e Jurídico Alemão’

substituicao

A Universidade da Madeira (UMa) promove no dia 23 de outubro, entre as 11h00 e as 13h00, na Sala do Senado, piso – 2 do Campus Universitário da Penteada, um seminário sobre ‘O Sistema Político e Jurídico Alemão’.

O seminário será conduzido pelo Prof. Doutor Christian Roschmann, conceituado jurista e sociólogo, com vasta experiência nacional e internacional, tendo trabalhado no Brasil como Diretor-Adjunto da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, na Alemanha como Professor de Direito nas Universidades de Leipzig e de Ciências Aplicadas de Harz, em TimorLeste como Diretor do departamento jurídico do ministério dos Negócios Estrangeiros, e no Quénia como Diretor do Programa de promoção do Estado de Direito para a África Subsariana, Fundação Konrad Adenauer.

Além disso, Christian Roschmann participou também na reestruturação da administração pública da Alemanha Oriental.

Ao longo do seminário, inserido na unidade curricular de Culturas de Expressão Alemão do 1º Ciclo de Estudos de Línguas e Relações Empresariais, o Prof. Doutor Christian Roschmann irá abordar alguns aspetos estruturais e processuais dos componentes políticos, jurídicos e administrativos do Estado alemão; a estrutura e o conteúdo da Constituição; os direitos humanos e as ligações com os mecanismos das Nações Unidas; a composição, procedimentos e competências dos órgãos políticos; o sistema político federal; o sistema judicial e a administração da justiça bem como, a perspetiva Europeia sobre o Estado Alemão.