Ovas de ouriço podem ser ‘caviar’ da Madeira

ouriço do mar ovasA Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, através da Direção Regional de Pescas, assinou um acordo com a ARDITI – Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação Tecnológica e Inovação, que tem como base a criação de um projecto para valorização do ouriço-do-mar, com o apoio do Observatório Oceânico da Madeira da Direção Regional de Pescas e do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto.

O programa de trabalhos será primeiramente desenvolvido no Centro de Maricultura da Calheta onde serão mantidos os ouriços em cultura e realizados os diferentes testes de nutrição, crescimento e avaliação de qualidade das gónadas, produto final de valor comercial. Posteriormente serão realizados trabalhos de bioquímica laboratorial no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental. Numa fase final, serão realizadas acções de divulgação do produto com chefes de cozinha, com o intuito de incentivar e alargar o mercado deste produto gourmet.

Este projecto reveste-se de especial importância para a diversificação de produtos de alto valor acrescentado para a economia regional.

De referir que este produto que agora a Secretaria Regional de Agricultura e Pescas deseja desenvolver com êxito, é muito procurado em vários pontos da Europa e no Japão.