PSD lidera, Bloco sobe para terceiro lugar e CDS em risco de não eleger deputado

psd vitoria
PSD moderado nas comemorações e ainda a contar os números.

Num momento em que já estão apurados 77% do total de votos na Madeira, O PSD lidera com uma vitória inequívoca, com um score de 43,2%. Tudo indica que a surpresa eleitoral da noite é o Bloco de Esquerda que passa a ser a terceira força política regional, com 8,3%, passando à frente da JPP, com 7,1%.

O segundo lugar na Madeira é ocupado pelo PS/M, com 19,3%%, estando assegurada a eleição do deputado Carlos Pereira.

Outra surpresa da noite poderá ser o CDS-PP no sentido do desencanto, situando-se, neste momento, atrás do BE e da JPP. A continuar esta tendência, estará em risco a eleição de José Manuel Rodrigues para a Assembleia da República. Mas há ainda muitos votos por contar e muitas freguesias do Funchal que farão a diferença final.

paulino 3333
Bloco de Esquerda com resultado para já surpreendente.

O fenómeno Catarina Martins, a nível nacional, poderá beneficiar o partido na Madeira, podendo beneficiar mesmo a eleição do madeirense Paulino Ascensão.

A dúvida que ainda reside no partido vitorioso é se elegerá o quarto deputado. Sara Madruga já está eleita e considera que a estratégia do partido de concorrer sozinho às eleições e não coligo com o CDS foi uma boa opção. A deputada considera que os madeirenses “não foram em falsas promessas, votaram na estabilidade” e promete “fazer o melhor pela Madeira e fazer a defesa intransigente dos madeirenses e portossantenses”.

Uma nota positiva a destacar é o facto de a abstenção ter atingido valores mais reduzidos comparativamente a anos anteriores.