Leia a mensagem do pe. Hélder Gonçalves que deixa o Porto Santo para assumir funções em Gaula

O pe. Hélder Gonçalves vai deixar o Porto Santo e já há quem tenha saudades.

Leia aqui a mensagem de despedida:

REZEM POR MIM

Caros amigos do Porto Santo,

Em Setembro de 2008 fui nomeado vosso pároco e tomei posse destas paróquias da ilha do Porto Santo (Piedade e Espírito Santo) nos dias 20 e 21 de Setembro desse mesmo ano com o Senhor Padre Victor.

Elevo até Deus a minha frágil gratidão por me ter permitido conhecer de perto a vida, a história e a religiosidade do povo do Porto Santo. Aqui cheguei e pouco a pouco fui construindo amizades e semeando, com a graça de Deus, a semente do Reino. Mas contudo passados estes 7 anos termino este ciclo. Fui chamado pelo Senhor Bispo D. António Carrilho por decreto de 01 de Outubro de 2015, memória de Santa Teresa do Menino Jesus, para servir duas comunidades da ilha da Madeira nomeadamente a Paróquia de Gaula e a Paróquia da Lombada de Santa Cruz.
Estou grato a Deus por este desafio que Ele me deu. No entanto, não posso esconder e mentir que me dói saber que terei de me despedir desta ilha que considero parte da minha vida e que amei de todo o coração. Por isso manifesto a minha gratidão pela amizade demonstrada pelas duas comunidades do Porto Santo por quem tenho um especial carinho; pelas liturgias celebradas que sempre procurei falar do fundo da alma e do coração; pelas experiências pastorais com todas as faixas etárias que jamais esquecerei. É igualmente bem verdade que notaram-se as minhas fragilidades e todos sentiram isso nalgumas situações e peço sinceramente perdão a quem se sentiu lesado e peço que rezem por favor por mim.
Quero de novo dar graças a Deus pelos anos que Ele me permitiu viver convosco. Dou por cada irmão sacerdote que Ele colocou no meu caminho, nomeadamente o Padre Victor e o Padre Fábio que foram incansáveis e pacientes para comigo na missão, em cada encontro, em cada Missa celebrada, em cada atendimento, em cada plano pastoral, em cada diálogo e amizade estabelecidas.
Mesmo assim é difícil dizer um “até já”.
O Porto Santo viverá no meu coração mas contudo tenho que seguir o caminho, mas saio desta ilha com o sentimento de dever cumprido. Não se esqueçam na oração e no amor à Cristo estaremos sempre juntos. Contem sempre com a minha amizade e a minha oração. Espero, apesar das minhas fraquezas, ter sido um bom padre para convosco. Rezem por mim!

Por fim, devo dizer: MUITO OBRIGADO! Que Deus vos abençoe! Que a nossa Mãe do Céu, Nossa Senhora da Piedade continue a interceder por cada um de nós e o Divino Espírito Santo nos ilumine a todos para construirmos a unidade e a paz.

03 de Outubro de 2015
Padre Hélder Gonçalves

PS: Irá me substituir o Diácono José Alberto Vicente, que até agora colaborava na Paróquia da Nazaré no Funchal. A sua apresentação será no próximo Domingo dia 11 de Outubro onde também estarei presente.