PJ-Funchal já deteve 33 indivíduos este ano em 15 operações por tráfico de droga

pj2A Policia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal do Funchal, já levou a cabo, desde o início do ano, 15 operações relacionadas com tráfico de estupefacientes.

Nessas operações foram detidos 33 indivíduos, embora cinco deles por via indirecta uma vez que se tratou de uma operação relacionada com uma rede internacional que operava ao largo dos mares da Madeira.

O Funchal Notícias fez o levantamento dos ‘casos’ desde 8 de Janeiro de 2015 até hoje:

os-numeros-droga8-1-2015: Detenção de um homem, de 34 anos. A detenção verificou-se em cumprimento de mandado judicial e foi resultado de uma investigação que decorria há vários meses e que permitiu a apreensão de haxixe suficiente para cerca de 1.450 doses.

9-1-2015: Detenção de um homem de 51 anos. A detenção verificou-se na zona do Aeroporto da Madeira, tendo o arguido na sua posse heroína suficiente para cerca de mil e duzentas doses individuais. O detido foi presente às autoridades judiciais, tendo ficado em prisão preventiva.

16-1-2015: Detenção de um homem de 51 anos. A detenção verificou-se na sequência de uma investigação que decorria há vários meses e que permitiu a apreensão de uma quantidade de haxixe suficiente para cerca de 2.800 doses individuais. O detido ficou em prisão preventiva.

20-1-2015: Detenção de uma mulher, de 23 anos. A arguida foi detida na zona do aeroporto na posse de heroína suficiente para cerca de 2.000 doses individuais. Ficou em prisão preventiva.

2-3-2015: Detenção de uma mulher, de 62 anos. A arguida foi intercetada na altura em que se preparava para fazer entrar no Estabelecimento Prisional do Funchal haxixe suficiente para cerca de 75 doses individuais. A detida ficou com apresentações periódicas às autoridades policiais.

10-3-2015: Detenção de um homem, de 30 anos de idade, pela prática do crime de tráfico de estupefacientes.

18-3-2015: Detenção de um homem de 47 anos. O arguido foi intercetado na zona do aeroporto por se encontrar na posse de heroína suficiente para cerca de 1.000 doses individuais.

24-4-2015: Detenção de três homens e duas mulheres, com idades compreendidas entre os 18 e 43 anos. Quatro das detenções verificaram-se em cumprimento de Mandados emitidos pelo Departamento de Investigação e Ação Penal do Funchal, no âmbito de uma investigação que decorria há vários meses. A quinta detenção foi efetuada em flagrante delito pela posse de haxixe suficiente para cerca de 200 doses individuais.

5-5-2015: O Departamento de Investigação Criminal do Funchal, em colaboração com a UNCTE, deteve um homem de 34 anos. A detenção ocorreu na zona de Lisboa, em cumprimento de mandado judicial, no âmbito de uma investigação relativa a um grupo criminoso que introduzia e distribuía cocaína no continente europeu, através de Portugal. Tinham sido já detidos oito elementos do referido grupo, seis homens e duas mulheres.  O detido ficou em prisão preventiva.

22-5-2015: Detenção de três homens, com idades compreendidas entre os 25 e os 33 anos, em flagrante delito. Na posse dos detidos foi apreendido haxixe suficiente para mais de 1.700 doses individuais, tendo ainda sido constituídas arguidas outras três pessoas.

24-6-2015: Detenção de cinco homens, com idades compreendidas entre os 20 e os 50 anos. As detenções verificaram-se em cumprimento de mandados judiciais e na sequência de uma apreensão de haxixe, suficiente para cerca de 14.000 doses. Quatro dos detidos ficaram com apresentações periódicas às autoridades policiais. O quinto detido ficou em prisão preventiva.

3-8-2015: Detenção de dois homens, de 33 e 39 anos. A detenção aconteceu na zona de Caniçal e verificou-se na sequência da apreensão efetuada pela GNR de 34,3 quilogramas de haxixe. Os detidos ficaram em prisão preventiva.

17-8-2015: A Policia Judiciária através do Departamento de Investigação Criminal do Funchal, em colaboração com a Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes, o Departamento de Investigação Criminal de Ponta Delgada, o Departamento de Investigação Criminal de Aveiro e com a participação da Marinha e Força Aérea Portuguesas, procedeu à apreensão de 327 quilos de cocaína que se encontravam a bordo de um veleiro intercetado em águas internacionais, próximo do arquipélago dos Açores. Durante a operação que ocorreu no âmbito de um inquérito que corre termos no DCIAP, foram efetuadas várias buscas domiciliárias nas zonas de Aveiro e Nazaré tendo sido detidas 5 pessoas. Os detidos ficaram em prisão preventiva

20-8-2015: Detenção de duas mulheres de 24 e 30 anos e um homem de 31 anos. As detenções verificaram-se na sequência de uma apreensão, na zona do Funchal, de 9.560 doses de haxixe, detetado pela equipa cinotécnica da GNR. Os detidos ficaram com a medida de coacção de apresentações periódicas.

16-9-2015: Detenção de dois homens, ambos de 21 anos, residentes na Madeira. A detenção verificou-se na sequência do recebimento, por parte de um deles, de uma encomenda postal que continha haxixe suficiente para cerca de 500 doses individuais.