Na madrugada desta 2ª feira fique de olho no céu e aprecie um espetáculo do outro mundo

Foto: Slooh Community Observatory
Foto: Slooh Community Observatory

*Com Lília Castanha

Um belíssimo espetáculo de astronomia está a chamar a atenção de grande parte do mundo: o Eclipse Lunar Total, que poderá ser observado de vários países. Como se isso não fosse suficiente, teremos dois grandes acontecimentos numa única noite. Além do Eclipse Lunar, teremos também a Super Lua, o que significa que a Lua Cheia estará com o seu tamanho maior do que o costume.

Em que dia acontecerá o Eclipse Lunar de setembro?

Na internet existem muitas referências divergentes sobre este eclipse lunar de setembro de 2015.  Na verdade, é importante realçar que o Eclipse Lunar Total acontecerá em Portugal no dia 28 de setembro de 2015 de madrugada, ou seja deste domingo para segunda. O mesmo poderá ser visto em grande parte do mundo, como no oeste da Europa e da África, leste dos EUA e em toda a América Latina. Se o clima ajudar e o céu estiver sem nuvens será um espetáculo único da natureza.

Qual o horário do Eclipse Lunar?

Isso depende do fuso horário de cada região. Encontramos um mapa mostrando o horário do começo, meio e fim deste Eclipse. Para entender o mapa, basta ver a sua região e acompanhar a legenda à direita. A parte mais escura não poderá observar o Eclipse, enquanto que a parte intermediária poderá observá-lo parcialmente, e dependendo do horário, como mostra na legenda, não será possível vê-lo.

Em Portugal, este evento terá lugar na madrugada do dia 28 de setembro, entre  as 02.00 e as 04.00, aproximadamente.

Horário de início e término de todas as fases do Eclipse Lunar Total de 27 de setembro de 2015 Fonte: Galeria do Meteorito
Horário de início e término de todas as fases do Eclipse Lunar Total de 27/28 de setembro de 2015 Fonte: Galeria do Meteorito

A Super Lua na noite do Eclipse Lunar

Como já foi dito, nesta noite, além do Eclipse Lunar, teremos também um segundo evento astronómico, a Super Lua, que acontece quando a Lua está no seu ponto mais próximo com a Terra (perigeu). Muitas vezes, a Lua chega nesse ponto mais próximo, por exemplo, durante a fase minguante, ou crescente; mas quando a Lua coincide estar no seu ponto mais próximo justamente no dia da Lua Cheia, ela fica consideravelmente maior no céu.

No momento em que a Lua fizer a sua máxima aproximação da Terra, estará a menos de uma hora do momento da Lua Cheia e do Eclipse, a Lua estará maior no céu e muito mais brilhante. É este fato que tornará o Eclipse Lunar do dia 28 ainda mais raro e espetacular. A última vez que este fenómeno ocorreu foi em 1982 e só volta a repetir-se em 2033

Foto: Marcos Vicentti
Foto: Marcos Vicentti

A Lua vai ficar com cor de sangue?

O termo Lua de Sangue refere-se à tonalidade avermelhada que a Lua ganha durante os eclipses lunares totais (não em todos). Por isso, seria correto chamar um Eclipse de “Lua de Sangue” apenas se ele já aconteceu, e se a Lua realmente ganhou a tonalidade avermelhada, uma vez que não há como ter a certeza se isso vai efetivamente acontecer.

Neste dia, as marés devem ganhar mais  força, já que a Lua influencia a altura dos oceanos, e uma vez mais próxima da Terra (como é o caso da Super Lua), as forças de maré serão mais acentuadas.

Na madrugada de 2ª feira, 28 de setembro, fique de olho no céu e prepare-se para um grande espetáculo.

Na impossibilidade de assistir a esta visão do outro mundo, existem sites que farão uma transmissão ao vivo como:

http://live.slooh.com/; http://www.galeriadometeorito.com/2015/09/ao-vivo-eclipse-lunar-total-de-27-de-setembro-de-2015.html#.Vge8TdJVikp;    http://www.ustream.tv/channel/nasa-msfc