A beleza do arco-íris

 

arco irisA natureza nunca deixa de surpreender. Esta sexta-feira, ao final da tarde, o céu ganhava novas cores com um duplo e expressivo arco-íris sobre o mar, ao largo da Ponta de São Lourenço.

A ocorrência de chuva na zona e o raiar do sol mais a ocidente permitiram o aparecimento de um dos fenómenos mais bonitos do mundo natural e que merecem sempre admiração.

A objetiva do FN captou o momento a partir do Caniçal, um registo oportuno, já que o fenómeno duraria poucos minutos.

A mitologia grega diria que o arco-íris aparece sempre que a deusa Íris deixa um rasto colorido no céu, para transmitir aos homens as mensagens de Zeus, o todo-poderoso do Olimpo.

A explicação científica é bem menos romântica. O arco-íris surge quando o sol ilumina a humidade suspensa no ar, após uma chuvada, por exemplo. Quando um raio bate na borda de uma gota de água ou de vapor, a luz branca do sol é desviada e decompõe-se nas sete cores que constituem o seu espectro: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. É o mesmo efeito do prisma. A cor vermelha é a que se propaga mais rápido, formando a faixa superior do arco-íris. A violeta, a mais lenta, aparece na parte inferior.