Seminário na ‘Horácio Bento’ sobre Educação Sexual

wpid-514517.jpg

A Secretaria Regional de Educação, através da Direção Regional de Educação (DRE), promove o Seminário Educação Sexual no séc. XXI: Oportunidades e Desafios, no próximo dia 25 de Setembro, pelas 9h30, no auditório da Escola Dr. Horácio Bento de Gouveia.

Enquadrado no projeto Educação Sexual e Afetos (ESA), este evento visa proporcionar formação aos docentes e a outros agentes de ensino na área da sexualidade e dos afetos para uma intervenção atenta, sensível e eficaz na sua prática profissional, em qualquer área disciplinar.

Entre os vários oradores convidados e a diversidade de instituições presentes, faz-se notar a participação de Sandra Fernandes e Teresa Martins, em representação da Rede de Educação para a Cidadania Global.

A DRE promove, ainda, no dia 26 de Setembro, a acção de formação Educar para a Sexualidade: Metodologias e Práticas, destinado aos docentes envolvidos no ESA em 2015/2016.

 O projeto ESA – promovido desde 2006 nas escolas de 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico da RAM – tem como objetivo ajudar os alunos a serem capazes de refletir, de dialogar com os seus pares, pais, professores e outros, de modo a fazerem escolhas livres, e a tornarem-se responsáveis e conscientes na sua vida sexual e reprodutiva, prevenindo as situações de risco ligadas à vivência da sexualidade.

 Ao longo destes anos, várias parcerias foram estabelecidas neste âmbito, nomeadamente com a CRLCSIDA (Comissão Regional – representação da Educação) do IASAÚDE, com o Centro de Saúde do Bom Jesus, mais concretamente com a Equipa de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica, da Segurança Social, com a APF (Associação para o Planeamento da Família), com a ABRAÇO, com o Centro da Mãe e com a FEM (Presença Feminina).