1014 candidaturas a incentivos financeiros num valor global de 15,1 milhões

dinheiroOs empresários madeirenses estão a aderir, de forma massiva, aos sistemas de incentivos que foram lançados pela Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura, através do Instituto de Desenvolvimento Empresarial da Madeira.
Em apenas cinco meses, são já 1.014 as candidaturas apresentadas aos diferentes Sistemas de Incentivos que foram disponibilizados ao tecido empresarial regional, nomeadamente o “Internacionalizar 2020”, o “Empreender 2020”, o “Valorizar 2020” e o “Funcionamento 2020”.
Destes, é o SI Funcionamento que recolhe a larga maioria das propostas, precisamente aquele que foi lançado, ao nível das candidaturas, no final do mês de julho. Aliás, este Sistema passou das 76 candidaturas registadas, até ao dia 3 de agosto (dadas, na altura, a conhecer) para as 987 atuais, numa extraordinária procura por parte dos empresários madeirenses que importa aqui relevar.
Atendendo ao efeito direto que representam na economia regional, são também de assinalar os 27 projetos que foram recepcionados nos restantes 3 programas de incentivos, que proporcionarão, a curto prazo, um investimento global de 15,1 milhões de euros.
Um investimento que, para o Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura, «assume a maior importância na conjuntura de retoma que a Madeira atravessa, vindo sustentar a concretização de novos negócios e a manutenção dos já existentes, sem esquecer a imprescindível garantia e criação de novos postos de trabalho».
Satisfeito perante esta adesão massiva do tecido empresarial, Eduardo Jesus garante que o Governo Regional tudo fará para manter estes apoios, consciente de que «todo e qualquer investimento que façamos junto do nosso tecido empresarial, não é um custo mas, sim, um investimento na manutenção e renovação das nossas empresas e na melhoria gradual e generalizada das condições de vida, nesta Região».
Recorde-se que estes 4 Sistemas de Incentivos, integrados no âmbito do Programa Madeira 14-20, apresentam, no total, uma dotação orçamental que ascende a cerca de 113 milhões de euros, comparticipada em 85% pelos fundos do FEDER e em 15% pelo orçamento regional.