“Verão Total” da RTP emite Festa do Vinho a partir do Funchal

rtp-vindimas 01

O Vinho Madeira está a ser o anfitrião do programa “Verão Total”, da RTP, que dedica hoje uma emissão especial de seis horas à Festa do Vinho, a partir do Funchal. O programa está a ser apresentado por Jorge Gabriel em parceria com duas caras conhecidas do canal televisivo da Madeira, Licínia Macedo e Sofia Relva.

A emissão, transmitida para todo o mundo através da RTP-Internacional até às 18 horas, tem como palco a placa central da Avenida Arriaga, precisamente no largo em frente à Sé Catedral. Centenas de locais e turistas têm aproveitado o ambiente de festa, das decorações, barracas e música, para descer até à baixa da cidade.

Durante a manhã, foram apresentadas várias facetas da cultura e tradição regionais, com especial enfoque na produção do Vinho Madeira e no artesanato a ele associado.

Uma das convidadas de Jorge Gabriel foi a presidente do Instituto do Vinho e do Bordado da Madeira que aproveitou a ocasião para recordar os dois principais vetores que diferenciam o “Madeira”. Qualidade e longevidade são as pedras de toque salientadas por Paula Cabaço, fazendo do vinho regional um produto eterno e internacional. Eterno porque é consumido há centenas de anos e internacional dada a sua presença nos quatro cantos mundos. “Cerca de 85 por cento do que é produzido na ilha é bebido lá fora”, sublinhou a responsável, para quem é necessário uma maior aposta na promoção do Vinho Madeira no mercado nacional, já que em termos internacionais se mantém a procura pelos mercados tradicionais (França, Grã-Bretanha, Bélgica, Alemanha, Japão e EUA).

Recorde-se que o Vinho Madeira foi um dos primeiros produtos para exportação na ilha, continuando a merecer da parte dos apreciadores e colecionadores o estatuto de preciosidade, o que garante um grande sucesso como produto de nicho num mercado tão concorrencial como o vinícola. “Ter vinhos à venda com 100/150 anos é algo de muito especial. Mostra também o lado heroico na produção de um produto que leva o seu tempo e passa para as gerações seguintes”, observou Paula Cabaço esta manhã no programa da RTP “Verão Total”.

vinhos

A Festa do Vinho Madeira tem o hoje o seu arranque oficial, integrando atividades relacionadas como o vinho, bordados e artesanato, ao logo da Avenida Arriaga até ao próximo domingo. Numa iniciativa da Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura, através do Instituto Vinho, do Bordado e do Artesanato, este cartaz promocional pretende ainda dar a conhecer novos produtos no sector vinícola. No espaço da Festa, encontram-se vários produtores que se associaram ao evento para mostrar que o vinho Madeira também se reinventa para além do tradicional licoroso. Será possível aos visitantes degustarem vinhos de mesa produzidos a partir das principais castas (verdelho, boal, terrantez, tinta negra, bastardo e sercial).

vindimas.vinhos