Estreito de Câmara de Lobos prepara vindima e pisa da uva ao vivo

Estreito Câmara de Lobos

A Festa das Vindimas arranca hoje em força no Funchal, mas é no Estreito de Câmara de Lobos onde o evento é vivido de forma mais genuína e espontânea. Naquela pitoresca freguesia, matizada de aromas a uva madura e de paisagens bordadas a latadas e vinhedos, dão-se os últimos retoques para mais uma edição que faz da uva e do vinho os reis da festa.

O centro da freguesia, nas imediações da igreja, veste-se com ar festivo. Milhares de flores coloridas e de lâmpadas são instaladas em longas fieiras, bem ao jeito do arraial madeirense. As barracas de comes e bebes, a espetada, a carne vinho e alhos, o bolo do caco, a poncha e o vinho da terra com “dentinho” são os ingredientes certos para mais umas noites de diversão, na companhia da família, dos amigos e dos emigrantes que aproveitam o verão para matar as saudades da sua Madeira de cariz popular.

Na sexta-feira, à noite, o ponto alto da animação estará por conta da dupla de cantores de música sertaneja do Brasil, Lucas & Matheus, artistas que têm vindo a conquistar fãs por todo o mundo. Os irmãos estão presentes nas maiores festas e eventos nacionais e são já uma referência junto das comunidades emigrantes.

Mas para quem quiser viver o espírito das vindimas bem de perto, então é aguardar pelo próximo sábado, dia 5, e subir a encosta até ao coração do Vinho Madeira. Logo pela manhã, locais e turistas vão ter a oportunidade de experimentar em conjunto algumas atividades emblemáticas do Estreito, zona tradicionalmente ligada à produção vinícola.

Estreito.uvas

Assim, pelas 10h00, haverá Vindima ao Vivo, com apanha da uva em frente à Quinta da Pinheira. Trata-se de um momento muito aguardado pelos visitantes. Milhares de turistas arriscam nos vinhedos, na apanha dos cachos mais maduros, numa experiência que tem tanto de entretenimento como de pedagógico. Malvasia, Boal, Sercial e Verdelho são algumas das castas mais produzidas na ilha. O objetivo é mostrar a verdadeira alma do Vinho Madeira, numa mistura entre o engenho humano e a generosidade da terra.

Dando continuidade à tradição, segue-se o cortejo etnográfico através da Rua António Vitorino Castro Jorge, Rua Capitão Armando Pinto Correia, Rua do Damasqueiro, Rua Cónego Agostinho Figueira Faria, Rua da Igreja e Rua João Augusto de Ornelas. Aqui, decorrerá a pisa da uva com animação musical e gastronomia regional, num projeto da Associação Cultural e Recreativa do Estreito de Câmara de Lobos (ACRE). Não faltarão os borracheiros, os homens que transportam o vinho em pele de cabra (borracho), e as corsas.

A 38ª edição da Festa das vindimas no Estreito de Câmara de Lobos é promovida pela Junta de Freguesia local, entidade que pretende reivindicar o destaque original das Festas da Vindima e posicionar o certame com lugar de relevo no cartaz da promoção turística da Madeira.

O Estreito de Câmara de Lobos é o principal centro produtor de vinho da Madeira e repositório de um património vitícola inestimável, qualidades que potenciam o território e o evento, como centro do enoturismo na Madeira, especificidade que levou a autarquia de Câmara de Lobos a efetuar, no ano de 2014, o registo da marca “Estreito de Câmara de Lobos, Terra de Vinho”.

borracheiro.Estreito

A realização da primeira edição da Festa das Vindimas do Estreito de Câmara de Lobos remonta a 1963, sendo o mais antigo certame de promoção do Vinho Madeira. Tendo como palco principal a Quinta do Estreito, à data, o evento despertou grande sucesso com o Cortejo da Vindima, onde participaram grupos folclóricos, homens transportando cestos com uvas e borrachos e entoando charambas e bailinhos, acompanhados de rajões, machetes e braguinhas. De acordo com os relatos da época, “houve lugar à repisa de uvas ao vivo e provas de vinho, uma exposição de utensílios da produção vinícola e produtos das casas de vinho e muita animação, foguetes e iluminações”. Uma tradição que se reinventa todos os anos.