Festas das Vindimas abrem hoje com cartaz internacional de folclore no Jardim Municipal

vindimas05
A tradição da apanha das uvas, de norte a sul da Madeira.

As Festas das Vindimas abrem hoje na Madeira e decorrem até 6 de setembro. Para os produtores, a colheita das uvas prolonga-se no terreno setembro fora, particularmente em zonas ricas desta cultura como Estreito de Câmara de Lobos e São Vicente.

O FN mostra aos leitores imagens de um passado recente do ciclo desta tradição madeirense, onde participam diversos protagonistas, unidos pelo objetivo de manter sempre acesa a tradição vitivinícola e elementos culturais a ela associados.

A Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura, em articulação com entidades públicas e privadas, elaborou um programa vasto e diversificado, no centro da cidade e no Estreito de Câmara de Lobos, para oferecer aos madeirenses e turistas. Provas de vinhos, exposições, concertos e apanha das uvas são algumas das atividades que constam do programa e que fazem desta festa um dos principais cartazes turísticos da Madeira.

vindimas09
O pisar das uvas nos lagares madeirenses.

Reviver a tradição

Segundo informa a Secretaria com a tutela do evento, o objetivo é “recriar velhos hábitos da população madeirense associados aos seculares preceitos das lides vitícolas. A celebração da Festa do Vinho Madeira não é mais do que o reconhecimento do seu desempenho enquanto promotor por excelência além fronteira do bom nome do destino turístico do mesmo nome”.

vindimas02
Depois da repisa, e apurado o vinho, vai para as pipas.

A festa das Vindimas remonta aos finais dos anos 70 do século passado. Este ano, há uma particularidade: os festejos coincidem com a Semana Europeia de Folclore, no Jardim Municipal.

Além disso, os visitantes poderão apreciar decorações, exposições e quadros vivos alusivos ao vinho e suas lides e espetáculos diversos de música ligeira e tradicional. A encerrar a Festa no Estreito de Câmara de Lobos realiza-se a Festa das Vindimas.

Assim, a partir de hoje, a baixa da cidade do Funchal, concretamente o passeio pedonal da Avenida Arriaga, é preenchido com diversas decorações que incluem inúmeras alfaias vitícolas (lagar, pipas, barris, cestos de vindima, meios de transporte tradicionais), quadros vivos e figurantes que recriam as lides do vinho na Madeira (pisa da uva, recriação de usos e costumes regionais por parte de artesãos), gastronomia, mostra e prova de vinhos madeirenses e exposição de artesanato regional.

vindimas-01
A homenagem às uvas na Avenida Arriaga é já um “must”.

Atuações por parte de grupos de folclore regionais, música tradicional madeirense e espectáculos de música ligeira pela Orquestra Ligeira da Madeira animarão os quatro dias da festa.

O evento Festa do Vinho cessa no Domingo, dia 6 de Setembro com arrojada programação que inclui animação.

vinho-madeira-vindimas-004
A festa nas adegas, as provas de vinho e a compra do precioso néctar.

Festa rija no Estreito

O FN também recebeu a informação da Junta de Freguesia do Estreito de Câmara de Lobos que vive com grande entusiasmo e trabalho este evento. O seu presidente, Gabriel Pereira, promove nesta quarta feira, pelas 11 horas, uma conferência de imprensa de apresentação da XXXVIII edição da Festa das Vindimas, frente à Quinta da Pinheira.

Relembrando a tradição vinícola, a Junta remeteu-nos uma nota histórica: “Remonta a 1963, a realização da primeira edição da Festa das Vindimas do Estreito de Câmara de Lobos, o mais antigo certame de promoção do Vinho Madeira. Tendo como palco principal a Quinta do Estreito, à data, o evento despertou grande sucesso com o Cortejo da Vindima, onde participaram grupos folclóricos, homens transportando cestos com uvas e borrachos e entoando charambas e bailinhos, acompanhados de rajões, machetes e braguinhas. Houve lugar à repisa de uvas ao vivo e provas de vinho, uma exposição de utensílios da produção vinícola e produtos das casas de vinho e muita animação, foguetes e iluminações.

Volvido meio século, é objetivo da Junta de Freguesia do Estreito reivindicar o destaque original das Festas da Vindima e posicionar o certame com lugar de relevo no cartaz da promoção turística da Madeira. O Estreito de Câmara de Lobos é o principal centro produtor de vinho da Madeira e repositório de um património vitícola inestimável, qualidades que potenciam o território e o evento, como centro do enoturismo na Madeira, especificidade que levou a autarquia de Câmara de Lobos a efetuar, no ano de 2014, o registo da marca “Estreito de Câmara de Lobos, Terra de Vinho”.

vinho-madeira-vindimas-002
As pipas de vinho nas adegas encantam os turistas.

Na próxima edição das Festas da Vindima, que terá lugar entre 4 a 6 de setembro, contempla um programa de atividades culturais, gastronómicas e etnográficas inspiradas no universo da vitivinicultura através do qual é pretendido alavancar a notoriedade e o prestígio da freguesia e dos vinhos ali produzidos”.

O FN reproduz o PROGRAMA das festas das vindimas:

30 de agosto a 02 de setembro:

Auditório do Jardim Municipal – Funchal 21h00 – 23h00 – XII Semana Europeia de Folclore – com a participação de Grupos Folclóricos regionais, nacionais e internacionais – Projeto do Grupo de Folclore e Etnográfico da Boa Nova.

31 de agosto:

Espaço Infoarte da Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura –  10h00 às 17h30 – Exposição: “1.ª Festa da Vindima”, da responsabilidade de Eugénio Perregil.

vindimas18
O transporte das uvas até aos lagares.

03 a 06 de setembro:

Placas Centrais da Avenida Arriaga (desde à Sé Catedral até à Rua de S. Francisco) e Largo da Restauração –  Exposições etnográficas, quadros vivos, gastronomia regional e animação diversa: – “Páteo da Adega” – Projeto de José Manuel Freitas – “Madeira Terrantez” – Projeto de Isabel Borges – “Cores e Tons das Uvas” – Projeto de João Egídio Rodrigues – “Lounge de Vinhos & Gastronomia” – Projeto de Rita Galvão – “Espetáculos Musicais” – Projeto da Orquestra Ligeira da Madeira.

Placa Central da Avenida Arriaga frente à Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura 16h00 às 00h00 – Presença de produtores de vinho de mesa madeirense e Vinho Madeira com exposição e prova de vinhos e de outros produtos regionais – organização do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM, IP – RAM) .

Placa central da Avenida Arriaga, frente à Loja do Cidadão 10h00 às 21h00 – Exposição de Bordado da Madeira e Artesanato Regional – organização do IVBAM, IP – RAM.

Auditório do Jardim Municipal 18h00 – 23h00 – Projeto “O Malvasia” da Associação de Animação Geringonça –espetáculos, mostra de produtos regionais e gastronomia Programa | 2015 INTERVIR + para uma Região cada vez mais Europeia.

vindimas1703 de setembro:

16h30 – 21h30 – Atuações na baixa citadina pelo Grupo Folclórico da Associação Cultural e Recreativa da Camacha

20h30 – 00h00 – Atuações por grupos de música tradicional madeirense e espetáculo pela Orquestra Ligeira da Madeira – Largo da Restauração.

04 de setembro:

16h30 – 21h30 – Atuações na baixa citadina pela Associação Cultural e Recreativa da Camacha

20h30 – 00h00 – Atuações por grupos de música tradicional madeirense e espetáculo pela Orquestra Ligeira da Madeira – Largo da Restauração.

VINDIMAS -PLACA CENTRAL 001
A Avenida Arriaga já está engalanada para receber o evento.

05 de setembro:

sábado 10h00 – Vindima ao Vivo no Estreito de Câmara de Lobos Apanha da uva em frente à Quinta da Pinheira, seguida de cortejo etnográfico com o itinerário: Rua António Vitorino Castro Jorge, Rua Capitão Armando Pinto Correia, Rua do Damasqueiro, Rua Cónego Agostinho Figueira Faria, Rua da Igreja e Rua João Augusto de Ornelas, onde decorrerá a pisa da uva com animação musical e gastronomia regional – Projeto da Associação Cultural e Recreativa do Estreito de Câmara de Lobos (ACRE).

11h30 – 16h30 – Atuações na baixa citadina pelo Grupo de Folclore Monteverde.

16h30 – 21h30 – Atuações na baixa citadina pelo Grupo de Folclore da Casa do Povo da Camacha.

20h30 – 00h00 – Atuações pela Orquestra de Ponteado da Madeira e pelo grupo Batente, da Associação Musical e Cultural Xarabanda e por grupos de música tradicional madeirense – Largo da Restauração.

porto da cruz03
No Porto da Cruz, a festa das uvas também é tradição com os borracheiros.

06 de setembro:

15h00 – 20h00 – Atuações na baixa citadina pelo Grupo de Folclore da Casa do Povo da Camacha

20h30 – 00h00 – Atuações por grupos de música tradicional madeirense e espetáculo pela Orquestra Ligeira da Madeira – Largo da Restauração.

porto da cruz11