438 anos de tradição no arraial da Ponta Delgada

1234421_547126292019404_2030232544_nA festa do Senhor Bom Jesus que vai ser celebrada na freguesia da Ponta Delgada no próximo sábado é uma das mais tradicionais da Madeira.
O arraial começa na sexta-feira e prolonga-se até a tarde de domingo, dia em que aquela paróquia celebrará a solenidade do Santíssimo Sacramento com início às 16 horas.
No sábado às 21 horas terá início a missa após o que haverá arraial com muita animação durante toda a noite. No domingo às 5 horas na igreja da Ponta Delgada é celebrada a «missa do romeiro» uma tradição muita antiga que tem como objetivo o cumprimento do preceito dominical pelas pessoas que nesse dia partirão para os seus locais de origem.
O Bom Jesus é o padroeiro da Ponta Delgada sendo a sua festa litúrgica celebrada no dia 1 de janeiro. Como essa data é em tempo de inverno nada propício a arraiais, foi decidido, há muitos anos, assinalar o Senhora Bom Jesus no primeiro sábado de setembro, ou seja, na véspera da festa do Santíssimo Sacramento. Deste modo, como a temperatura é mais agradável milhares de pessoas vão até ao centro da freguesia da Ponta Delgada para se integra num arraial que ainda mantém muito tradicional com os «brinquinhos» e os despiques ao som de instrumentos populares. Assim são duas festas e uma devoção.
Uma festa com 438 anos de tradição e que marcará o primeiro fim de semana de setembro