Miguel Albuquerque inaugura segunda-feira o Caminho do Luzirão

Imagem retirada do site: http://www.madeira.gov.pt/
Imagem retirada do site: http://www.madeira.gov.pt/

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque inaugura no próximo dia 31 de Agosto, pelas 18:00, a empreitada denominada de «Caminho Agrícola do Luzirão», em Câmara de Lobos.

A infraestrutura viária tem a extensão total de 1340 metros e é constituída por dois troços viários aos quais serão atribuídos os topónimos de «Caminho do Luzirão» e «Caminho do Fundo do Luzirão».

Segundo informação da autarquia de Câmara de Lobos, a obra foi executada pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos e representa um investimento global na ordem dos 1.985.000,00 euros, sendo comparticipada em 85% ao abrigo do programa comunitário PRODERAM e o valor restante ao abrigo do orçamento municipal.

O novo arruamento é constituído por faixa de rodagem com 4.50m de largura, acrescido de 0.50m de valeta para escoamento das águas pluviais, está dotado de infraestruturas de rede de água de rega, distribuição de água potável para consumo humano, drenagem de águas residuais e iluminação pública.

A infraestrutura viária melhora o acesso uma extensa área agrícola, localizada no sítio do Luzirão, considerada uma das principais zonas de produção de hortícolas da freguesia do Jardim da Serra devido ao seu microclima; permitindo igualmente o acesso automóvel a um elevado aglomerado habitacional existente ao longo do traçado.

No decurso das obras, o atual executivo foi confrontado com a reivindicação de alteração ao traçado ao traçado inicial, por moradores e proprietários de explorações agrícolas da zona, tendo a autarquia procedido à adequação do trajeto da estrada à vivência humana e à atividade agrícola verificada no local, favorecendo assim a população e terrenos agrícolas. Em resultado, foi possível concretizar um traçado mais adequado à orografia do terreno e a construção de um troço complementar de mais 200 metros de arruamento, sem acréscimo de custos.

A empreitada foi executada pela empresa AFAVIAS, SA.