Emigrante em França vence Prémio Horácio Bento de Gouveia

premio sao vicente1

O Prémio Literário Horácio Bento Gouveia, referente ao ano passado, 2014, atribuído pela Câmara Municipal de São Vicente, foi entregue ontem a Carla Pais, natural de Leiria, emigrante em França, que doou parte do prémio que recebeu a uma instituição de São Vicente, nomeadamente ao Centro de Actividades Ocupacionais do Rosário, que apoia pessoas com necessidades especiais.

“A alegria partilhada por todos tem outro sabor”, defendeu, ontem, no lançamento do conto, no salão nobre da autarquia.

O conto ‘A Alma do Diabo’ estabelece uma relação ao concelho, com personagens trágicas, que se deparam constantemente com a figura da morte.

premio sao vicente 2

Carla Pais veio à Madeira receber este prémio e esta é mesmo a primeira vez que visita a Madeira e, em particular, São Vicente, concelho sobre o qual escreveu sem conhecer, baseando-se apenas nalgumas fotografias que pesquisou na Internet.

“Isto foi um acaso, nada disto estava planeado, quando concorri nunca tinha vindo à Madeira, não conhecia São Vicente e o que suscitou o contexto do conto foram duas ou três imagens que fui buscar à Internet e depois foi a imaginação a trabalhar”, explicou. A partir daí a história fez-se e principalmente à noite, altura do dia em que se dedica a este hobby, já que não vive da escrita. “É impressionante chegar aqui e ver que nada nos falhou na imaginação”, confessou, garantindo que “tudo” corresponde ao que escreveu, embora não tivesse estado antes fisicamente em São Vicente. “Aqueles personagens trouxeram-me aqui sem antes nunca cá ter vindo”, salientou.

Carla Pais já escreve há muitos anos, mas apenas por paixão. A escrita não é a sua profissão do dia-a-dia. É governanta em França, país para onde emigrou em 2012 com o marido. Este foi mesmo o primeiro prémio a que concorreu.

Para a vereadora com o pelouro da Cultura, Rosa Castanho, é importante a autarquia continuar a apoiar este prémio. “A cultura ajuda-nos a ser outras pessoas, ajuda-nos a enriquecer, por isso tentamos apoiar e promover a escrita e a leitura”, defendeu.

Quem esteve presente na entrega deste livro foi a secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Rubina Leal, que, na ocasião, enalteceu mesmo o facto de a autarquia continuar a apoiar este prémio.

Recorde-se que as Festas do Concelho de São Vicente continuam até dia 30 de Agosto, com várias actividades e espectáculos musicais.

Hoje, dia 27 de Agosto, está agendado um passeio de cicloturismo (10 horas), uma aula de esgrima para crianças (15 horas) e, à noite, a música começa com Marco Gil (21 horas). Pelas 22h30 sobe ao palco o artista mais aguardado do dia, Tony Carreira. A partir das 00h30, a música fica a cargo de DJs, como DJ Tom Enzy e Nélio Fábrício.