Estradas encerradas e trânsito condicionado

estradaA secretaria tutelada por Sérgio Marques alerta a população, em comunicado, para o encerramento de algumas redes viárias.

Assim, as estradas ER 105 – Entre a Encumeada e o Paúl da Serra e a estrada ER 222 – no sítio dos Moledos – Ponta do Sol – entre a Madalena do Mar e o Arco da Calheta encontram-se encerradas ao trânsito.

 A ER105 encontra-se fechada devido a uma derrocada de grandes proporções, ocorrida em outubro de 2013. A derrocada tornou instável o talude sobranceiro à estrada pondo em perigo os seus utentes. A ER220 encontra-se com um estreitamento de via derivado de uma derrocada ocorrida no talude de suporte da estrada que provocou assentamentos em parte da sua plataforma. A ocorrência verificou-se em outubro de 2012.

A SRAPE informa ainda que, com o trânsito condicionado encontram-se as Estradas Regionais; ER 110 – Junto ao cemitério novo do Porto da Cruz trânsito interdito a viaturas pesadas; ER 110 – Troço entre as Quatro Estradas e o Santo da Serra; ER 110 – Sítio do Lombo das Faias, entre o Santo da Serra e a Portela; ER 110 – Entre a Portela e o Porto da Cruz (Serrado); ER 220 (antiga ER 232) – Falca e a ER 221 – Entre o Seixal e o Chão da Ribeira trânsito interdito a viaturas pesadas.

Os diferentes troços da ER110 encontram-se condicionados pelo facto de se terem originado alguns estreitamentos da via, em consequência do temporal que assolou a freguesia do Porto da Cruz e do Santo da Serra, em novembro de 2013. Os estreitamentos foram resultado da cedência de muros ou taludes de suporte da plataforma.

No que se refere à ER110 junto ao cemitério do Porto da Cruz, o condicionamento da via deve-se ao mesmo temporal de novembro de 2013,que indiciou um possível escorregamento duma grande área na envolvente à Estrada Regional (cemitério) incluindo um troço desta estrada.

 A ER220 encontra-se com um estreitamento de via derivado de uma derrocada ocorrida no talude de suporte da estrada que provocou assentamentos em parte da sua plataforma. A ocorrência verificou-se em outubro de 2012 e a ER221 encontra-se com um estreitamento de via derivado de uma derrocada originada no talude sobranceiro à estrada, em novembro de 2012. O muro de suporte e parte da plataforma da estrada cederam originando o seu estreitamento.

A Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus alerta para o facto de as estradas, que se encontram condicionadas, deveerem ser utilizadas com especial precaução.