Portefólio da cidade: os turistas que visitam o Funchal

Turista madeira

*Com Lília Castanha (Fotos: funchalnoticias.net)

Nas ruas do Funchal ouvem-se várias línguas, misturam-se os turistas de diversas nacionalidades com os locais. Mas o estrangeiro é facilmente identificado, pela sua aparência e estilo.

casal tuista idoso1

Normalmente, o turista que visita a Madeira é proveniente da Europa do Norte, em especial do Reino Unido e Alemanha, com uma faixa etária acima dos 55 anos e com poder de compra. Além disso, estes viajantes possuem maioritariamente formação superior e geralmente estão instruídos sobre o seu destino de férias. Vestem-se de maneira prática e confortável, com os seus chapéus, muitos de palha já comprados na Madeira, mochilas às costas e movimentam-se silenciosamente e tranquilamente pelos caminhos e jardins da cidade. No entanto, verifica-se que o perfil do turista na Madeira está a mudar, com a idade média dos visitantes tendencialmente a baixar e a viajarem com os filhos. Mesmo os que vêm em família, nota-se que as crianças não gritam nos lugares públicos e sabem comportar-se nos cafés e restaurantes.

Familia turistas

Segundo a informação publicada sobre esta temática, estas pessoas escolhem a Madeira por várias razões: pela tranquilidade do destino, pela natureza ou pela oportunidade de interagir com o mar e montanha, pelo clima ameno, pelas sua oferta hoteleira de qualidade, pela segurança face a outros destinos assim como pelos eventos programados, como o Carnaval, Festa da Flor e Fim-do-ano.

No que diz respeito ao perfil do turista de natureza, existe a categoria em que os turistas procuram as atividades relacionadas com o conhecer de perto as paisagens, caminhar pelas levadas e tirar fotografias, duma maneira calma e relaxada. A outra categoria inclui os turistas mais jovens, que apreciam a educação ambiental e querem se aventurar em atividades desportivas mais radicais que a Madeira oferece, como o canyoning e os passeios de BTT.

turistas levada

Muitos comerciantes do Funchal dependem do poder de compra dos turistas, basta andar pela Zona Velha, em especial, na hora de jantar para ver quem se senta nas mesas dos inúmeros restaurantes e cafés, o mesmo acontecendo na Estrada Monumental. Também as lojas de artesanato dependem dos turistas assim como os transportes, agências e hotelaria, obviamente. Mas o turista atual também vai ao supermercado e faz os seus lanches, além de muitos entrarem nos shoppings, fazerem umas compras e comerem no takeaway.

turistas-comer-rua

Neste Verão verificamos que os espanhóis e franceses estão mais presentes pelo Funchal, muito pelas novas ligações aéreas diretas para a Madeira até meados de Setembro, como as rotas da companhia aérea espanhola Ibéria. Constatam-se mais famílias a passear, muitas com um filho, mas também com dois e três, em especial de países do Norte da Europa, pois os incentivos à natalidade estão a anos de luz do nosso país. E viajar com três crianças, por vezes adolescentes, não sai barato, pelo menos ao bolso médio do português. Também o fato das crianças e adolescentes se encontrarem neste momento de férias escolares, contribui evidentemente para que se viaje mais em família. Sendo Verão, querem conciliar cultura e montanha com sol e praia, algo que conseguem mais facilmente fora do Funchal, pois as praias da capital ficam aquém do esperado para tanto amante do bronze e mar.

Turista familia

icon.cidade