Estreito da Calheta homenageia emigrantes

IMG_3222
Foto DR.

Os quatro madeirenses que no ano de 1915 , na cidade de New Bedford, Estado de Massachusetts, Estados Unidos da América, organizaram a primeira festa do Santíssimo Sacramento estão agora perpetuados através de uma placa colocada no adro da igreja do Estreito da Calheta de onde três deles eram naturais ( Manuel Agrela, Manuel Agrela Coutinho, Manuel Santana Duarte) sendo o outro, Manuel Sebastião, nascido  na freguesia dos Prazeres. A cerimónia de inauguração decorreu no domingo 16 de agosto no final da procissão que assinalou a festa do Santíssimo Sacramento naquela paróquia.
A bênção da placa foi feita pelo Pe. Rui Sousa, pároco do Estreito da Calheta e na cerimónias participaram o presidente da Câmara da Calheta e o diretor do Centro das Comunidades Madeirenses, assim como familiares dos homenageados e muito povo.
Os discursos proferidos na ocasião destacaram o empenho daqueles emigrantes e o seu grande amor à sua terra natal e às tradições religiosas.
A placa foi um oferta do Clube Madeirense S.S. Sacramento, que anualmente, no primeiro domingo de agosto realiza a respetiva festa em New Bedford. É a maior festa organizada pela comunidade madeirense em países de emigração.