Portefólio da Cidade: as praças da Madeira Nova

SONY DSC
A Praça do Povo passou a ser a nova grande atração da cidade. FOTOS Rui Marote

Praças e rotundas. Uma marca associada à construção da Madeira Nova. O Funchal não é exceção. Contribuíram para modernizar o traçado da cidade, dando-lhe amplitude, luminosidade e novos espaços de animação e de lazer.

O Portefólio da Cidade não poderia descurar as praças da capital da Madeira, sendo que a mais vanguardista e recente é a Praça do Povo, que tem vindo a deslumbrar toda a gente  pela sua amplitude, vistas, áreas pedonais, arranjos florestais e estruturas portuárias que gradualmente vão surgindo.

A antiga Avenida do Mar passou a ser rebatizada de Praça do Povo, no fundo, a grande centralidade desta urbe. Com o rosto posto no porto, a grande porta de entrada nesta Região, podemos dizer que “lavou a cara” com a amplitude de espaço que passou a ser disponibilizado aos cidadãos e demais serviços paralelos.

SONY DSC
A Praça do Mar, espaço de caminhadas diárias e de espetáculos musicias. Foto Rui Marote

A Praça do Mar é outra construção recente, mais reservada à dinamização de grandes espetáculos musicais, com a familiar discoteca “Vespas” como vizinha. É uma área particularmente afetiva para muitos madeirenses porque ali fazem os seus rituais de caminhada diária, numa ação permanente de higienização mental.

SONY DSC
A Praça da Autonomia com um traçado pouco estético. Foto Rui Marote

A Praça da Autonomia continua a ter uma simbologia política grande, mas as últimas construções tornaram-na sinuosa e indefinida. Ainda assim é uma referência no desenvolvimento político da Região, mas precisa de ser aprimorada ou até melhorada.

Mais discreta é a Praça do Carmo, mas igualmente central. Uma nova centralidade na cidade que conjuga as lojas com a restauração, para além da realização de eventos na cidade.

Histórica, movimentada, velhinha mas sempre na moda, assim é a Praça do Munícipio, a sede da Câmara Municipal do Funchal, da emblemática Igreja do Colégio e de outros estabelecimentos tradicionais da cidade.

Muitas vezes, comenta-se que ninguém come o betão. Mas lá que alegra as vistas e a alma, lá isso alegra. A qualidade da cidade também passa por estes detalhes arquitetónicos.

SONY DSC
A histórica Praça do Município. Foto Rui Marote
SONY DSC
A Praça do Mar é muito usada pelos madeirenses para o footing diário. Foto Rui Marote